8.10.2015

Abdominoplastia



O que é abdominoplastia?

Para quem tem excesso de pele na região abdominal, é um procedimento que traz resultados rápidos.


A cirurgia mais procurada por mulheres após a gestação é, além do levantamento de seios, a abdominoplastia (retirada de estrias, gordura e flacidez da região abdominal). Esse procedimento estético serve também para pessoas que perderam muito peso e possuem sobra de pele na barriga.
Durante a gravidez a musculatura abdominal expande e se separa, podendo não retornar ao normal depois do parto, por isso, para quem quer uma solução imediata, essa intervenção cirúrgica é uma boa saída. Entretanto, a paciente precisa esperar pelo menos seis meses após ter o neném para realizar a cirurgia.
Para quem perdeu peso ou deseja perder, esse procedimento pode ser recomendado. A abdominoplastia típica remove até 4,5 quilos de gordura, removendo o excesso de pele do tecido adjacente e reconectando o tecido abdominal por meio de sutura. Ela não serve para alguém que esteja muito acima do peso, por causa das possíveis complicações, mas pode ser feita.
A cirurgia é  complicada, principalmente para o paciente. São dois dias de internação no hospital, a anestesia é geral e o procedimento dura, normalmente, três horas. A recuperação é a pior parte, pois impede que a pessoa estique seu corpo por uma semana, e até a retirada dos pontos os movimentos são extremamente limitados. Há uma cicatriz aparente, porém, tomando os devidos cuidados, a aparência final é extremamente satisfatória.
 Alderson Luiz Pacheco,


Abdominoplastia: a cirurgia plástica da barriga chapada

Procedimento remove excesso de gordura, flacidez e some até com estria

POR MANUELA PAGAN

O que é a abdominoplastia?

 A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele.

Outros nomes para abdominoplastia:
Dermolipectomia de abdômen e plástica de abdômen.

Indicações da abdominoplastia

A abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Candidatos à abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma, tanto mulheres, quanto homens.

O cirurgião plástico Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que em pacientes cuja musculatura da parede abdominal é muito fraca, a costura realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida, uma vez que os músculos não são estabilizados tão facilmente.

Em geral, a abdominoplastia é bastante requisitada por mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acumulo de gordura na região da barriga ou quem teve perda substancial de peso. O que esses pacientes têm em comum é o desenvolvimento de flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias na região da barriga.

Como é feita a abdominoplastia?

Marcas para cirurgia- foto: Getty Images
Marcas para cirurgia
O cirurgião plástico vai avaliar o abdômen do paciente, verificando a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura. Normalmente, a abdominoplastia requer duas incisões:

- A primeira é horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão dessa incisão e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser removida.

- A segunda incisão é feita na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Nesse momento os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais rígidos, o que irá proporcionar uma barriga mais plano e uma cintura mais definida. Essa pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para recolocar o umbigo em sua posição de origem.

Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos são inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis, permitindo que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos. Segundo Carlos Alberto Komatsu, o paciente pode ser liberado para casa com os drenos, que são de simples manuseio. Os drenos só causam dor no momento da retirada, que pode ser feita na clínica do cirurgião. Feito isso, as incisões da cirurgia poderão ser completamente fechadas, resultando em uma única sutura na linha da região púbica e uma dentro do umbigo, e são colocados os curativos e bandagens.

Variações da abdominoplastia

Quando a extensão do tratamento é menor, ela é chamada de miniabdominoplastia, pois retira acúmulos de gordura e pele apenas da região inferior da barriga, resultando em uma cicatriz menor. Tanto a abdominoplastia quanto a miniabdominoplastia podem ser associadas à lipoaspiração para melhores resultados e para um melhor contorno corporal.

Anestesia necessária para abdominoplastia

Em geral, é utilizada a anestesia raqui ou peridural com sedação e não é necessário mais de um dia de internação no hospital. Para procedimentos mais complexos, que envolvem remoção de grandes quantidades de tecido, ou a associação de outros procedimentos, como a lipoaspiração, usa-se anestesia geral.

O cirurgião Carlos Alberto Komatsu conta que, em muitos casos, é recomendado fazer outra cirurgia no mesmo momento em que é realizada a abdominoplastia. A lipoaspiração, por exemplo, ajuda a definir os contornos corporais. Podem ser feitas também cirurgias de mama e até procedimentos menores na face. "No entanto, é necessário que os procedimentos associados não demandem muito tempo, o que pode aumentar a duração da cirurgia além do recomendado".

Tempo de duração da abdominoplastia

O tempo de duração da abdominoplastia pode variar muito, mas a maioria dos procedimentos dura entre duas e cinco horas. O tempo varia conforme a extensão do tratamento, quantidade de tecido a ser removido e da associação ou não da lipoaspiração. 

Contraindicações da abdominoplastia

A abdominoplastia não é recomendada nos casos em que sejam previstos gestações futuras ou cenários de grandes ou ganhos de peso após a cirurgia plástica. A presença de cicatrizes de cirurgias anteriores, até mesmo uma cesárea, também pode reduzir a eficácia da abdominoplastia.

Há casos que precisam ser avaliados individualmente pelo cirurgião plástico, como exemplo: pessoas que tenham realizado cirurgias anteriores e tenham cicatrizes na região abdominal, pessoas com alguns tipos de doença do colágeno e alguns tipos de fumantes. Dependendo da cicatriz que já existe, ela até pode impossibilitar a realização da abdominoplastia. O cirurgião plástico Wagner Montenegro, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reforça que, nesse sentido, é muito importante a transparência durante a consulta com o cirurgião plástico com relação a todos os detalhes que forem perguntados pelo médico. "A relação de confiança e honestidade entre paciente e cirurgião plástico é essencial para bons resultados".

Pré-operatório da abdominoplastia

Nos dias anteriores à cirurgia devem ser realizados todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, deve ser suspenso o uso de medicamentos anticoagulantes - como o ácido acetilsalicílico- e cigarro e bebidas alcoólicas, evitados. Sobre o uso de remédios é fundamental informar ao médico, todos os medicamentos estão sendo usados e ao longo de quanto tempo. Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.

Pós-operatório da abdominoplastia

Durante um período mínimo de 35 dias, é obrigatório o uso de malha compressora, também conhecida como cinta pós-cirúrgica, de tamanho adequado ao paciente. Também é necessário evitar esforços físicos, como carregar peso, além de procurar manter-se numa postura levemente curvada durante os primeiros 15 dias. O paciente deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém e evitar subir e descer escadas.

Antes da liberação médica o paciente também não deve dirigir e não pode usar roupas apertadas (roupas íntimas, calças jeans, etc.). É fundamental o cuidado ao sentar-se para não esticar demais o tronco e não se curvar demais para frente. Exposição ao sol, ao calor excessivo e compressas quentes no local da sutura da abdominoplastia também são proibidos.

O paciente deve seguir todas as orientações até conseguir a liberação médica para retomar a rotina normal aos poucos.

O cirurgião plástico deve prescrever analgésicos para serem usados caso o paciente sinta dor no período pós-cirúrgico. É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente.

Antes e depois da abdominoplastia

Logo após a realização da abdominoplastia, o paciente já consegue notar os novos contornos. É normal que haja inchaço nesse período, portanto, são tomados todos os cuidados necessários para uma recuperação tranquila, sem complicações. O resultado definitivo, em que o paciente já apresenta a completa cicatrização, chamada de fase de involução, acontece entre oitavo e décimo segundo mês após a abdominoplastia.

Riscos da abdominoplastia

 O maior risco de complicação relacionado à abdominoplastia é de retalho abdominal, que ocorre na pele do abdômen e compromete o resultado final, pois ocorre necrose do tecido. Esse risco é maior para fumantes. Pode ocorrer o aparecimento de queloides, que dependendo da gravidade precisam ser tratados com medicamentos, cirurgia a até radioterapia. Segundo o cirurgião plástico Carlos Alberto Komatsu, há também as complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e óbito.

Tratamentos coadjuvantes da abdominoplastia

Conforme a indicação médica, alguns dias após a abdominoplastia é recomendado fazer sessões de drenagem linfática, respeitando seu processo de cicatrização, sem machucar ou oferecer riscos ao paciente. "Para todas as cirurgias plásticas, a drenagem linfática pós-operatória auxilia bastante na cicatrização e na recuperação saudável" explica o cirurgião Wagner Montenegro.

Cheque antes da consulta de abdominoplastia:

 - O médico que você irá consultar deve ter registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), é possível fazer essa checagem no site da instituição;

- O profissional deve, obrigatoriamente, ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outras instituições não avaliam a formação e experiência do profissional desta área;

- A cirurgia deve ser feita em hospital que tenha creditação para realizar cirurgias de médio porte. Entre em contato com o hospital para checar;

- Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre o procedimento e os resultados;

- O tempo de internação após a abdominoplastia deve ser de, no mínimo, 24 horas. Sair do hospital logo após o procedimento é um erro e pode causar danos à saúde.

Fontes consultadas:
Cirurgião Plástico Wagner Montenegro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (CRM: 51769)
Cirurgião Plástico Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( CRM: 59334)

Um comentário:

Fátima disse...

Depois do nascimento do meu terceiro filho, resolvi fazer a abdominoplastia para eliminar algumas gordurinhas na região do abdômen que estavam me incomodando. Busquei a Montenegro Cirurgia Plástica, em SP, e o Dr. Wagner Montenegro me orientou sobre todos os cuidados com o pré e pós-operatório. Fiz a cirurgia tranquila e gostei muito do resultado que obtive.