9.04.2015

Governo nega boatos fabricado pelos coxinhas de que ministro da Fazenda deixaria o cargo

Aloizio Mercadante  passou o recado da
Presidenta Dilma Rousseff e disse que o ministro Joaquim Levy está firme com o nosso projeto da volta do crescimento econômico.




O governo passou o dia apagando o incêndio provocado pelos boatos daqueles que torcem pelo "Quanto pior Melhor". "Levy fica, evidentemente que fica", disse o ministro Aloizio Mercadante,  deu o recado da presidenta.
A reação de Dilma Rousseff foi a de dar suporte para o ministro da Fazenda e apoiar a meta que Joaquim Levy traçou de economia para pagar os juros da dívida: um superávit de 0,7% do PIB, que é a soma de todas as riquezas do país. O Palácio do Planalto não disse como vai chegar a essa meta.
A presidente Dilma terminou o dia em casa de braços dados com o ex-presidente Lula. Mas o foco, durante toda a quinta-feira (03) em Brasília foi o ministro da Fazenda Joaquim Levy. E ele saiu com uma cara boa. Foi o desfecho de um dia tumultuado.
Mais cedo, o próprio Levy brincou com os boatos de que estaria deixando o governo. "Estou saindo, mas estou indo lá para o Planalto", disse.
A presidente Dilma não deixou fazer imagens, mas chamou ele, o ministro do Planejamento e da Casa Civil para conversar.
A proposta do orçamento para o ano que vem chegou ao Congresso com um déficit, de 30 bilhões..  A recriação da CPMF,  o governo não descarta.
 O chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que está tudo bem e Levy vai continuar a frente da economia. “. Ele tem compromisso com o Brasil, tem compromisso com esse projeto. Sabe da importância do trabalho que ele tem para a sétima economia do mundo, como o ministro da Fazenda. Ele está na equipe, ajuda muito e vai continuar ajudando o Brasil.”
Em outro momento, em conversa gravada por telefone celular, o ministro Mercadante disse que a presidente deu aval para o compromisso com o superávit de 0,7% do PIB, a economia para pagar os juros da dívida, exatamente como Levy defendia. “Nós temos um déficit de menos 0,5% do PIB, de R$ 30 bilhões, e a nossa meta é chegar a um superávit de 0,7% do PIB. Então tem muito trabalho pela frente que nós queremos fazer de forma participativa, com o Congresso Nacional, com a sociedade”, afirmou Aloizio Mercadante.
 O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vai passar o fim de semana na Turquia, participando da reunião do G-20, o grupo dos países mais ricos do mundo. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, vai ficar. .

Nenhum comentário: