9.02.2015

Mantida a greve da Fiocruz


Os trabalhadores que lotaram a Quadra de Esportes Jorge Careli, em Manguinhos, votaram pela continuidade da greve, e respeito às listas de plantãoOs trabalhadores que lotaram a Quadra de Esportes Jorge Careli, em Manguinhos, votaram pela continuidade da greve, e respeito às listas de plantão

Após ampla discussão da conjuntura e avaliação das negociações com o governo, os trabalhadores da Fiocruz deliberaram pela manutenção da greve. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (01/09), em mais uma Assembleia lotada na quadra de Esportes da Asfoc-SN, em Manguinhos, Zona Norte do Rio.

Os servidores criticaram a intransigência do governo, que insiste na proposta de um reajuste salarial de 21,3%, parcelados em quatro anos (2016/17/18/19). Os trabalhadores da Fiocruz decidiram também que irão intensificar os piquetes e a análise das listas de plantão, ratificando a necessidade de manutenção dos serviços essenciais, com ida às unidades para adesivar os servidores. Um calendário de atividades, internas e externas, foi aprovado (veja abaixo). O Comando de Mobilização se reunirá nesta quarta-feira (02/09), às 14 horas, na sede do Sindicato.

Na Assembleia, foi lida nota do Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Públicos Federais (SPFs). No documento “Reajuste em quatro anos, não!”, o Fórum cobra uma mudança de postura do governo na Mesa de Negociação (clique aqui para ler).

Na última reunião com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, na segunda-feira (31/08), os representantes sindicais, entre eles da Asfoc, recusaram mais uma vez a proposta de quatro anos do governo. Os dirigentes do Fórum também criticaram o corte de ponto de algumas entidades e o fato do Planejamento estar atrelando as discussões da pauta específica ao aceite da pauta geral. Diante do impasse, o secretário da SRT, Sérgio Mendonça, disse que levará a discussão para dentro do Planejamento e que dará um retorno o mais breve possível para as categorias. Segundo Mendonça, o governo estendeu até o dia 11 de setembro o prazo para a assinatura dos acordos.

Com esse cenário, o Fórum orientou que as entidades fortaleçam ainda mais a mobilização já a partir desta quarta-feira (02/09). Em Brasília, uma Comissão dos SPF, composta por representantes sindicais da Asfoc, Fasubra e Sinal, fará gestão junto a parlamentares no Congresso Nacional. No dia 9 de setembro, as entidades pretendem fazer mais uma grande Marcha no Distrito Federal.

Nenhum comentário: