1.14.2016

Brasil é indicado ao Oscar de melhor animação com 'O menino e o mundo'

'Nosso filme nasceu como um grito contra o sufoco', diz diretor Alê Abreu.
Filme concorre com 'Divertida mente'; cerimônia será no dia 28 de fevereiro.

Do G1, em São Paulo
O Menino e o Mundo mostra visão de um garoto do campo sobre a cidade (Foto: Divulgação/ Ascom Sesc TO)'O menino e o mundo' mostra visão de um garoto do campo sobre a cidade; filme foi indicado ao Oscar (Foto: Divulgação/ Ascom Sesc TO)
O filme "O menino e o mundo", do diretor Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. Essa é a primeira vez que o país disputa nesta categoria.
"Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema", declarou Alê, em seu Facebook.
"Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!", disse.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira (14) os indicados ao Oscar 2016.

O brasileiro concorre com "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie".
A cerimônia de entrega das estatuetas do 88º Oscar acontece no dia 28 de fevereiro.
Sobre o filme
A animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.

O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação "Garoto Cósmico". Ele também dirigiu os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007). No vídeo abaixo, Abreu fala sobre a animação indicada ao Oscar.
"O menino e o mundo" conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, considerado o epicentro mundial do cinema de animação.
  •  
Longa 'O Menino e o Mundo', de Alê Abreu, está na programação (Foto: Divulgação/ Animage)Cena do longa 'O menino e o mundo' (Foto: Divulgação/ Animage)

Nenhum comentário: