4.12.2016

Dilma: um chefe do golpe vaza áudio e o outro conduz o impeachment


Fala de presidente ocorre um dia depois do vazamento de discurso de Michel Temer




presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta terça-feira (12), durante o Encontro Educação pela Democracia, no Palácio do Planalto, que a máscara dos golpistas caiu com o vazamento do áudio em que o vice-presidenteMichel Temer faz uma espécie de discurso de posse, como se o impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados. Segundo Dilma, ficou claro que há dois chefes do golpe que agem em conjunto.
“Ontem utilizaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração. Agora conspiram abertamente à luz do dia para desestabilizar uma presidente legitimamente eleita. Ontem, ficou claro que existem, sim, dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada. Ontem fiquei chocada com a desfaçatez da farda do vazamento. Vazando para eles mesmos. Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a farsa e a traição em curso, não há mais. Há um golpe de estado em andamento”, afirmou.

Em discurso, Dilma fez referência a Temer e a Eduardo Cunha como "chefes do golpe"
Em discurso, Dilma fez referência a Temer e a Eduardo Cunha como "chefes do golpe"

A presidente explicou como funciona a tática dos golpistas para tentar retirá-la do cargo. “Não sei direito quem o chefe e o vice-chefe. Um deles é a mão, não tão invisível assim, que conduz, com desvio de poder, o processo de impeachment. O outro esfrega as mãos e ensaia a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse”, disse. “Cai a máscara dos conspiradores. O Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa. O fato é que os golpistas que se arrogam, a condição de chefe e vice-chefe, do gabinete do golpe, estão tentando montar uma fraude para interromper no Congresso um mandato que me foi conferido pelos brasileiros”, complementou.
Segundo ela, os próximos dias serão de ataques à sua imagem através de informações falsas, vazamentos ilegais de delações e manchetes escandalosas. “Eles caluniam enquanto leiloam posições do gabinete do golpe. Peço que todos estejam atentos e vigilantes. Tentarão de tudo, nos intimidar, nos tirar das ruas. Não aceitem provocações. Mantenham-se unidos porque não somos do ódio”.




Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff declarou guerra aberta ao vice-presidente da República, Michel Temer, a quem classificou de conspirador e um dos chefes do que chama de golpe do impeachment, em um duro discurso no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, sem mencionar seu nome em nenhum momento.
"Ontem utilizaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração", disse Dilma em evento sobre educação, ao se referir a áudio vazado na véspera no qual Temer faz um discurso como se o impeachment de Dilma já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados.
"Ontem ficou claro que existem sim dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada", acrescentou a presidente, numa alusão a Temer e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), ambos do PMDB.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Nenhum comentário: