4.13.2016

Impeachment não passará em Plenário

NÃO VAI TER GOLPE

Por: Christiane Peres

Comissão especial aprova admissibilidade do processo, mas parlamentares avaliam que defensores do impeachment não têm votos suficientes para afastar Dilma da Presidência da República.
Marcelo Camargo/ABr
Com quase 10 horas de debate, a comissão especial do impeachment aprovou nesta segunda-feira (11), por 38 votos a favor e 27 contra, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que recomenda o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Agora, o parecer será analisado pelo Plenário da Câmara, onde será preciso 342 votos favoráveis para o pedido seguir para o Senado.
Para os comunistas, no Plenário, a vitória “golpista” não passará. Para a deputada Jandira Feghali (RJ), a oposição não alcançará os dois terços necessários para que o processo contra Dilma tenha seguimento. “A comissão foi um primeiro passo, mas é no Plenário que se decide. Lá, nós derrubaremos o golpe em curso no país. O Brasil acordou e não queremos retrocessos”, afirma.
Um levantamento feito por deputados da base do governo e divulgado nesta segunda pelo portal Brasileiros indica que Dilma tem maioria no Plenário. Segundo a pesquisa, 195 deputados votariam contrários ao impeachment – o que garantiria a derrota do pedido de impedimento.
Para a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), “os defensores do golpe, que tentam a todo custo interromper o mandato da presidenta Dilma Rousseff, precisam percorrer um longo caminho para atingir os necessários dois terços do Plenário”.
Leia também:
Relatório do impeachment não justifica afastamento de Dilma
Comunistas pedem rejeição da denúncia contra Dilma
“Relatório é cheio de inconstitucionalidades”, diz Jandira
“Relatório se converteu em peça de propaganda para destruir projeto político”, diz Orlando

Nenhum comentário: