1.03.2018

Dores cervicais e seu smartphone

Com a entrada dos smartphones e tablets no mercado, sendo também os notebooks colaboradores deste mau. Essa síndrome trata-se de dor na região cervical, podendo irradiar para ombros e todo o braço, mãos e cabeça. Esta é a  síndrome da tecnologia. 




Já ouviram falar em Síndrome Text Neck ?
Especialista revela qual a ligação entre dores cervicais e seu smartphone

Esse transtorno, também conhecido como “Síndrome cabeça de texto”, surgiu a partir de 2007, com a entrada dos smartphones e tablets no mercado, sendo também os notebooks colaboradores deste mau. Trata-se de dor na região cervical, podendo irradiar para ombros e todo o braço, mãos e cabeça. Todos esses sintomas, podem ser causados pelo uso excessivo e mal uso dos smartphones e demais equipamentos eletrônicos.
Os brasileiros - segundo as últimas pesquisas -, acessam as redes sociais em uma média de 3 horas e meia por dia, normalmente com a cabeça muito inclinada para frente, posição extremamente desfavorável para a saúde da nossa coluna cervical. Pois com a cabeça fletida para frente, a nossa cabeça pesa em torno de 4 e 6 kg, podendo chegar a pesar 27 kg, sustentados pela musculatura a volta do nosso pescoço. Tal posição, por longo tempo e ao longo dos dias, semanas e meses, pode causar a tal Síndrome Text Neck, com seus tão desagradáveis sintomas.
Segundo a fisioterapeuta Ana Gil, “clientes cada vez mais jovens procuram o consultório com o relato de dores na coluna e disfunções relacionados ao uso excessivo dos celulares. A orientação que costuma dar aos pacientes, é para que reduzam o tempo de utilização dos tablets e smartphones e quando forem utilizar, busquem apoiar os braços e deixem a cabeça o mais para frente possível”, diz a especialista.
A região mais flexível da coluna é a cervical que consiste de 7 vértebras, discos intervertebrais entre elas que são responsáveis por absorver o impacto, músculos e ligamentos que ajudam a manter a coluna no lugar. Ana ressalta, “é preciso estar de olho na postura ao utilizar esses equipamentos que cada vez fazem mais parte de nossas vidas. E principalmente, ficar de olho nas crianças, evitando problemas posturais futuros e mais graves”, 

Ana Gil

TEXT NECK – CONHEÇA A SÍNDROME DO “PESCOÇO DE TEXTO”

Você adora celulares e passa horas no whatsapp,? Sabe o que é “Text Neck”? Essa “nova” síndrome tem causado grande preocupação pra os médicos ortopedistas! Por que ela acontece? Como aliviar os  sintomas? Clique aqui e confira!
Para os amantes dos celulares e das conversas no whatsapp, informamos sobre uma nova preocupação por parte dos profissionais de saúde em coluna vertebral, é a “Text Neck” (  tradução literal em português, “pescoço de texto”).
Essa questão é tão séria, que especialistas (ortopedistas e fisioterapeutas)   do mundo inteiro a  consideram uma nova síndrome, que já vem comprometendo bastante  a saúde da população mundial.

text neck                                                                 Posição incorreta x posição correta

Esses profissionais afirmam que o  nosso corpo vai sofrendo desgaste natural por causa do envelhecimento, pois as células envelhecem como um todo, inclusive as células do tecido ósseo da coluna vertebral e assim, com o desgaste natural dos anos passados,  o corpo não recupera mais o tempo perdido, pois esse é um processo natural da nossa existência.
Entretando a “text neck”, preocupa os médicos por trata-se de uma condição patológica da coluna vertebral, que é principalmente causado por causa da má postura devido ao uso  excessivo das telas digitais.
Segundo os médicos, a comunicação de texto virtual (whatsapp e outros) das tecnologias (celulares, tablets, notebooks e outros) é a vilã que tem causado  esse desgaste ósseo precoce, pois  as pessoas estão diante das telas digitais por horas a fio, apenas deitadas na poltrona, mas não estão atentas a postura curvada que compromete a coluna vertebral.
Apesar da preocupação com a “text neck”, não podemos esquecer que a  tecnologia faz parte do processo civilizatório do homem e ela acontece principalmente para facilitar as relações entre nós. Evoluir é um processo em continuidade e não há como retroceder!
Não há dúvidas que ao longo do tempo ainda evoluíremos e  possivelmente estaremos mais conectados pelas tecnologias, porém é preciso tomar alguns cuidados para que o uso em excesso não seja um fator negativo.
Como prevenir isso?
Uma dica para prevenir é contabilizar o tempo que passa diante das telas, se você não precisa delas para trabalhar, considere o tempo de seis (6) horas o seu  limite. Porém, se sua condição profissional depende do uso das telas digitais, verifique seu assento e mesa. Elas estão adequadas à sua altura e visão? Confira isso!
Entretanto, mesmo para quem trabalha diante das telas, considere as pausas durante o trabalho. É saudável de uma em uma hora, levantar-se e procurar alongar a  musculatura, beba um copo de água e aproveite para fazer uma pequena caminhada, cinco minutos são suficientes para deixar o corpo em movimento.
text neck macaco
Vale ressaltar também que fazer exercícios é bom em vários sentidos, não apenas para manter o corpo e a vaidade. As atividades físicas regulares também é  uma forma de prevenir doenças, assim como alimentar-se bem!
Já estou sentindo as dores, o que fazer?
Se já estiver sentindo dores na região cervical (coluna-pescoço), procure imediatamente um especialista em ortopedia. O médico estará apto para solicitar exames que verificam a lesão de forma exata e com o resultado em mãos, ele saberá o melhor tratamento a ser seguido.
Entretanto um relaxante muscular poderá aliviar a dor, se essa for insuportável.  Há muitos relaxantes musculares nas farmácias, porém alguns deles dependendo da  intensidade da dor, deverão ser administrados apenas por indicação médica.
Fonte:https://celular.pro.br

Nenhum comentário: