4.03.2018

Ato em defesa da democracia reúne milhares de pessoas no Circo Voador


Evento foi batizado de 'Em defesa da democracia - Justiça para Marielle' em menção à vereadora assassinada no dia 14 na região central do capital

Por O Dia
- Atualizado às 07h52 de 03/04/2018
Ato contra fascismo e por justiça para Marielle tem Lula, Manuela, Boulos e Freixo
Ato contra fascismo e por justiça para Marielle tem Lula, Manuela, Boulos e Freixo - 
Rio - O evento 'Em defesa da democracia - Justiça para Marielle' reuniu milhares de pessoas no Circo Voador, na Lapa, na noite desta segunda-feira. O ato — que relembra a morte da vereadora Marielle Franco (Psol) no dia 14 de março, no Estácio — contou com a presença de parlamentares do Partido dos Trabalhadores, Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido da Causa Operária (PCO). Com capacidade para cerca de duas mil pessoas, a casa de espetáculos ficou lotada. 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento e disse que deseja ver o mérito de seu processo sobre o triplex do Guarujá (SP) julgado, para que a "verdade" a seu respeito seja restabelecida. O petista afirmou ainda que a TV Globo fez um acordo com a Netflix para a produção da série "O Mecanismo", sobre a Operação Lava Jato. 
"Eu não estou aqui pelo direito de ser candidato. O que eu quero é que eles parem de mentir a meu respeito, devolvam a minha inocência. Eu quero é que eles votem o mérito do meu processo. Não estou acima da lei, tenho que ser tratado como qualquer cidadão. Quero é que digam a verdade a meu respeito", afirmou Lula.
Ato contra fascismo e por justiça para Marielle tem Lula, Manuela, Boulos e Freixo - Alexandre Brum
"A TV Globo, embora seja o canal de maior audiência, não tem mais a mesma credibilidade. Agora eles fizeram um acordo com a Netflix, de contar uma mentira que a Globo não teve coragem de contar. Colocaram na minha boca o que o Jucá falou, colocaram o (doleiro Alberto) Youssef no comitê de campanha da (ex-presidente) Dilma (Rousseff), e outros que tais." A série é "livremente inspirada" na Lava Jato, segundo Padilha, e por isso não segue à risca os fatos reais da operação.
Lula fez elogios aos presidenciáveis Manuela D'Ávila (PCdoB), presente ao ato, e Guilherme Boulos (Psol). "Isso aqui (a esquerda) não é uma seita, que todo mundo tem que pensar igual. Ter Manuela e Boulos como candidatos é um luxo." Dirigindo-se à família da vereadora Marielle Franco, ele afirmou que o pensamento da parlamentar seguirá vivo. "Eles pensam que matando a carne acabam com a pessoa. Mas não acabam com os sonhos e as ideias."
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), também discursou e convocou os partidos de esquerda a se unirem em torno da defesa do ex-presidente, que poderá ser preso a partir da próxima quarta-feira, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) irá deliberar sobre seu habeas corpus preventivo.

Manuela @manudeputada

"A história vai nos cobrar por esse momento, pelo enfrentamento das forças do atraso. O que nos une é muito mais importante do que o que nos separa. Neste momento, temos que deixar de lado as nossas divergências, as nossas candidaturas", disse a senadora.
"Temos que lutar pelo Brasil, pelo povo brasileiro, pela democracia, pela nossa Constituição. É isso que o povo espera de nós. Por isso a tarefa mais importante é que a gente forme uma grande ampla frente democrática e progressista", afirmou Gleisi.
Lula foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a 12 anos e um mês de prisão em janeiro, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. A decisão ratificou a proferida pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba em julho do ano passado.
Agora, os ministros irão votar se a execução da pena passa a valer ainda que haja recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou mesmo no STF. 
Luzes para Marielle
A morte da vereadora Marielle Franco (Psol) e do seu motorista Anderson Gomes também foi lembrada no início da noite desta segunda-feira, em diferentes pontos do Rio de Janeiro, com o evento "Luzes para Marielle e Anderson". Uma das maiores concentrações aconteceu no Largo do Machado, na Zona Sul, onde foram penduradas fotos da vereadora e produzidos cartazes com frases pedindo justiça ao crime, que completou 19 dias ainda sem solução. 
Evento "Luzes para Marielle e Anderson": população foi convidada a acender uma luz - vela, celular, isqueiro - para as vítimas do crime ocorrido em 14 de março - Reprodução Twitter Marcelo Freixo
“É uma homenagem a eles. Foi um assassinato brutal, uma coisa absurda, uma monstruosidade contra uma pessoa que só lutava pelo bem. Está muito difícil de desvendarem isso. Eu tenho esperança, mas não acredito muito não”, disse a bióloga Heloisa Coelho, que foi ao ato juntamente com a filha.
Para outras pessoas, a morte de Marielle está inserida em um contexto de radicalização política, como defendeu o professor universitário Evandro Vieira Ouriques. “É mais um fato que se encaixa nesta direção. A sociedade precisa fazer uma autocrítica, de maneira a deixar de aderir ao fascismo”.
No Rio, foram pelo menos 15 atos em vários bairros. Também houve manifestações semelhantes em Niterói. Segundo os organizadores do evento, convocado pela internet, ocorreram atos em cerca de 160 cidades do Brasil e em 15 países, entre eles Portugal, Estados Unidos e França.
Marielle e Anderson foram mortos a tiros, na noite do dia 14, no bairro do Estácio, após deixarem a Lapa, onde ela participou do seu último ato político. As investigações seguem em sigilo. O secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, falou que os indícios apontam para um crime com motivação política.
*Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil

Galeria de Fotos

Ato contra fascismo e por justiça para Marielle tem Lula, Manuela, Boulos e FreixoALEXANDRE BRUM
Luzes nas escadarias da Alerj em homenagem a Marielle Franco e Anderson GomesREPRODUÇÃO FACEBOOK
Evento "Luzes para Marielle e Anderson": população foi convidada a acender uma luz - vela, celular, isqueiro - para as vítimas do crime ocorrido em 14 de março. Na foto, população de Aracaju participa do atoREPRODUÇÃO TWITTER
Evento "Luzes para Marielle e Anderson": população foi convidada a acender uma luz - vela, celular, isqueiro - para as vítimas do crime ocorrido em 14 de marçoREPRODUÇÃO TWITTER MARCELO FREIXO
Na Maré, velas também foram acesas para Marielle e AndersonREPRODUÇÃO TWITTER MARCELO FREIXO
Ato em homenagem a Marielle Franco e Anderson GomesREPRODUÇÃO INSTAGRAM
O ato Luzes para Marielle e Anderson reúne manifestantes no Largo do Machado. O público compareceu segurando velas e lanternasVLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL
Lula no ato em defesa da democracia no Circo VoadorALEXANDRE BRUM
Lula no ato em defesa da democracia no Circo VoadorALEXANDRE BRUM
Marcelo Freixo e viúva de Marielle, Monica Tereza BenícioALEXANDRE BRUM

Nenhum comentário: