4.19.2018

Bancos vão lançar plataforma para indenizar poupador


Sistema que compensará perdas com planos econômicos estará online este mês

Por MARTHA IMENES
- Atualizado às 14h19 de 18/04/2018
A ministra Grace Mendonça é advogada-geral da União.
A ministra Grace Mendonça é advogada-geral da União. - 
Rio - Os poupadores que aderirem ao acordo com os bancos referente às perdas causadas pelos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 - planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor (1990) e Collor II (1991)-, deverão buscar o pagamento por meio de uma plataforma online que será lançada no fim deste mês, informou a Advocacia-Geral da União (AGU). O sistema vai validar as informações prestadas pelo cliente para que o repasse do dinheiro seja viabilizado.
Pela plataforma online, quem tem direito a receber o dinheiro vai poder aderir ao acordo, conforme cronograma preestabelecido. O sistema ficará disponível por dois anos.
Conforme o acordo firmado, os poupadores que tiverem até R$ 5 mil de indenização vão receber o dinheiro à vista e sem desconto. Valores superiores terão abatimentos que variam entre 8% e 19%, e serão parcelados de três a sete vezes.
O pagamento também funcionará por meio de filas e lotes, de acordo com o ano de nascimento do poupador, por isso os mais idosos serão os primeiros a receber.
A decisão sobre a plataforma foi tomada ontem durante reunião entre representantes dos bancos e poupadores na AGU com a ministra Grace Mendonça.

Nenhum comentário: