5.09.2018

Sobre a falta de comunicação ou o excesso dela.


As pessoas não se comunicam mais como antigamente.
Você deve achar que eu estou falando uma barbaridade,

 afinal todos se comunicam o tempo todo seja por 
celular, email, facebook. Mas a comunicação a que 
me refiro é a comunicação real e física, olho no olho,
 essa comunicação está se perdendo em meio a 
tanta tecnologia.
Outro dia andando no calçadão fiquei observando 

as pessoas a minha volta e me assustei com o fato 
de ninguém falar com ninguém. Todos estavam falando
 sim, mas ao celular com alguém que não estava ali.
 Vi pessoas caminhando lado a lado e conversando 
com outras via telefone ou olhando para a tela do
 celular e rindo sozinhas. Será que vamos virar 
zumbis virtuais? Será que vamos andar ao lado 
de pessoas e conversar com outras que nem 
estão ali? Será que essa é a nova tendência.
Questiono isso porque eu também sempre me pego 

em meio a um bate papo com amigos olhando para 
a tela do celular querendo conversar com quem não
 está ali. E o contato real com as pessoas onde 
vai parar? Será que vai deixar de existir? Será que
 vamos nos comunicar somente via aparelhos 
eletrônicos?
Aquele dia andando no calçadão fiquei triste ao

 ver pessoas andando e falando sozinhas. 
Senti que o mundo não dá mais valor às coisas
 que realmente importam e é triste verificar que 
vamos caminhando para o isolamento, para o estar
 no meio de um milhão de pessoas e ao mesmo 
tempo em nossos mundos particulares.
De muitas pessoas que passaram por mim 

devo ter visto umas três sem falar ao telefone.
 Eu acho isso tão assustador! Casais de mãos
 dadas e cada um com o seu aparelho no 
ouvido ou mandando mensagens.
 Mães carregando os filhos pelas mãos
 e apertando freneticamente seus smartphones.
Será que estamos perdendo o jeito com as 

pessoas reais? Será que vamos nos comunicar
 somente via aparelhos que pedem nossa atenção
 a cada cinco minutos com um barulho diferente?
Estamos alimentando esse monstro cada vez 

mais e há de chegar o dia em que não vamos
 mais controlá-lo. De certa forma já estamos 
sendo controlados por toda essa tecnologia.
 Resta-nos saber se vamos conseguir acordar
 para o contato real entre as pessoas a tempo
 de não nos perdermos e nos isolarmos num
 mundo virtual e tecnológico.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Belo texto. Parabéns