7.09.2018

Desequilíbrio Emocional: Será que eu tenho?

Psicóloga Aline Lisboa

Você é uma pessoa que por qualquer situação acaba “saindo do eixo”? Ou você é aquela pessoa que é reconhecida por ser pavio curto? Se você respondeu sim para uma ou para as duas situações descritas acima, há uma grande probabilidade de você ter Desequilíbrio Emocional!
Desequilíbrio Emocional

Desequilíbrio Emocional, o que é?

É quando o pensar, sentir e o agir estão totalmente em desarmonia! O indivíduo tem um pensamento sobre a ação, senti de uma forma muito mais intensa e apresenta um comportamento desproporcional a situação.
Quem nunca fez uma tempestade em copo d’água, não é mesmo?? Rs, mas se esses comportamentos estão acontecendo com uma proporção cada vez maior e em uma frequência continua sugiro ir em busca de uma psicoterapia, antes que seu corpo apresente sintomas físicos!

O que pode causar um desequilíbrio emocional?

A vida corrida e todas as responsabilidades, deveres, metas e as dificuldades nos relacionamentos podem promover um desgaste emocional. Quanto mais você é dominada (o) pelas pressões do mundo externo, mais essa pressão te sufoca, causando a necessidade de explosão!

Estresse é a mesma coisa que desequilíbrio emocional?

Não! O estresse é uma reação a uma situação específica, o desequilíbrio emocional é o que fazemos com a situação que nos causou o estresse. Por exemplo, ser fechado no trânsito pode causar um estresse. Mas ao sair do carro para gritar e brigar com o outro motorista mostra o quanto você está emocionalmente desequilibrado!

Desequilíbrio Emocional, quais são os sintomas?

Sintomas Desequilíbrio Emocional
Se você paralisa, sofre ou se irrita com muita facilidade, preste atenção, pois isso pode indicar um certo desequilíbrio emocional, algo que podemos controlar, mas, se deixarmos passar, chega a evoluir para doenças psicológicas mais graves como ansiedade, depressão, pânico, problemas de digestão, entre outros.
Quais são sintomas mais comuns de quem está com desequilíbrio emocional?
  • Insônia: Quem está com as emoções atrapalhadas dorme mal, pois fica na cama pensando sobre os problemas, sofrendo com o dia seguinte.
  • Dores no corpo: Principalmente as dores de cabeça costumam aparecer quando estamos muito nervosas ou tensas. Nossos músculos se contraem, gerando desconforto.
  • Problema de concentração: Mesmo atividades que trazem sensações boas deixam de chamar sua atenção e você não consegue cumprir nenhuma obrigação. Isso é sinal de desequilíbrio emocional.
  • Irritabilidade: Pessoas desequilibradas passam a maior parte do dia irritadas com a vida. Tudo as incomoda e elas ficam de mau humor por pequenas coisas do dia a dia.
  • Descontrole: Junto com o item acima vem o descontrole, que é quando a emoção fala mais alto do que a razão.

Como prevenir o descontrole emocional?

Descontrole Emocional
A primeira forma de tratamento é identificar todos os fatores externos que influenciam o desequilíbrio interno. É preciso aprender a controlar essas adversidades para que elas não controlem você. Quando eu me sinto estressada sei que é porque a minha carga diária está maior do que eu posso aguentar, eu preciso me distrair, e ter uma válvula de escape. Para isso, você pode ser adepto a atividades físicas realizadas de forma regular, como corrida luta ou dança.
Essas atividades te ajudarão a distrair a sua mente, liberando endorfina e promovendo o bem-estar no seu corpo. Ou quem sabe, você possa estar aprendendo algum instrumento musical, lendo livros por pura diversão, assistindo filmes e séries, o importante é ter algum hobby sadio.


Nenhum comentário: