8.26.2019

MPF alertou Governo Federal 3 dias antes do “dia do fogo”

O Ministério Público Federal (MPF) do Pará enviou um ofício ao Ibama no dia 7, três dias antes do “dia do fogo” alertando para a intenção dos ruralista de iniciar as queimadas no dia 10.
Segundo a revista Globo Rural, mais de 70 pessoas de Altamira e Novo Progresso (PA) entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, combinaram através de um grupo de whatsApp incendiar as margens da BR-163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao Estado de Mato Grosso.
Ciente disso,o MPF alertou o IBAMA. Mas teve resposta somente depois do dia 10.
A resposta datada do dia 12, informa que “a Coordenação de Operações de Fiscalização e o Núcleo de Inteligência da Superintendência do Pará haviam sido comunicadas sobre a iminência dos incidentes e ressalta que devido aos diversos ataques sofridos e à ausência do apoio da Polícia Militar do Pará” as ações de fiscalização estavam prejudicadas por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.
Além disso, o gerente executivo do Ibama disse ao MPF no documento que já haviam sido “expedidos ofícios solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”.
Ou seja, os ministros Sérgio Moro e Ricardo Salles estavam cientes do “dia do fogo” e nada fizeram até que a tragédia tomasse proporções internacionais.
Com informações da revista Globo Rural.

Nenhum comentário: