1.19.2008

Evolução do conceito de qualidade

Evolução do conceito de qualidade

O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente.Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc...Paralelamente a esta evolução do conceito de Qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado.Pouco tempo depois se percebeu que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então extendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa.O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todas as entidades significativas na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa.ISO 9000A ISO (International Organization for Standardization), organização internacional que edita normas, apresenta na série de normas ISO 9000, as diretrizes para garantia de qualidade da produção na empresa. As normas ISO 9000 são normas de gestão e garantia da qualidade que dão as diretrizes para implantação do sistema de qualidade ao especificar todas as fases da produção ou da prestação de serviços, desde a execução até o pós-venda. Portanto, a ISO 9000 tem por objetivo organizar por escrito todas as fases do processo produtivo (procedimentos) e registrar as ações realizadas. Através dessa documentação pode-se definir todo o processo produtivo e melhorá-lo. A ISO 9000 é um padrão internacional de qualidade, que aplica o gerenciamento da qualidade do processo para gerar produtos, que atentam às expectativas de seus usuários.Esses padrões foram criados sob a premissa de que, se o desenvolvimento e o gerenciamento do sistema são de boa qualidade, então, o produto ou o serviço resultante também será de boa qualidade. Um sistema de qualidade em conformidade com a ISO 9000 assegurará que seu processo de desenvolvimento possui um nível de controle, disciplina e repetibilidade, garantindo a qualidade de seus produtos.A ISO 9000 visa a redução de desperdícios, maior eficiência da mão-de-obra e máquinas, análise de segurança e melhoria das relações de mercado, proporcionando aumento da produtividade e maximização dos lucros.
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃOA Garantia da Qualidade, o Controle de Qualidade e as BPF são conceitos inter-relacionados da gestão da qualidade de produtos farmacêuticos. Estes conceitos e ferramentas têm como filosofia básica assegurar a qualidade com a busca constante da excelência nos aspectos de segurança, identificação, concentração, potência e pureza do produto.Assim, dá-se ênfase ao desenvolvimento e treinamento de pessoas para a aplicabilidade das regras de BPF, com o objetivo de obter processos claros, livres de defeitos, desvios e contaminações de todo e qualquer tipo que resultem, no final, em produtos seguros.As BPF possuem alguns elementos básicos que são importantes serem mencionados e que atuam diretamente nos seguintes tópicos: sanitização e higiene, validação, reclamações, recolhimento de produtos, contratação de fabricação e análise, auto-inspeção e auditoria da qualidade, pessoal, instalações, equipamentos, materiais e documentação.Estas ferramentas são constituídas de regras cuidadosamente criadas e implantadas através de procedimentos padrões, treinamentos e verificação exaustiva das atividades, documentação, postura de funcionários de fabrica e de suporte.Boas Práticas de Fabricação é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. O cumprimento das BPF está dirigido primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, os quais não podem ser detectados através da realização de ensaios nos produtos terminados. Os riscos são constituídos essencialmente por: contaminação-cruzada, contaminação por partículas e troca ou mistura de produto.CONCLUSÃOCom a ISO 9000 todos saem ganhando e garantimos a padronização de nossos processos e serviços. Com isso a empresa cresce e fica muito mais competitiva.Os funcionários ficam mais satisfeitos, sentindo a melhoria na qualidade de vida no trabalho e no seu desenvolvimento pessoal. Todos crescem com a empresa.Os clientes e fornecedores ficam satisfeitos, pois o sistema da qualidade nos possibilita melhorias continuas. Assim atingimos as metas de qualidade.Com a implantação dos conceitos de Boas Praticas de Fabricação a empresa garante a qualidade nos aspectos de segurança, identificação, concentração, potência e pureza do produto e garante também a Rastreabilidade que e a capacidade de investigar a origem, o histórico ou a localização de um item ou de uma atividade num processo produtivo por meio de informações devidamente registradas.

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