12.15.2008

Amamentação com leite materno evita doenças


"Especialista ensina fórmulas para amamentar corretamente"
Devido à sua composição nutricional, o leite materno é o alimento ideal para os bebês. Bebês amamentados com leite materno apresentam baixos riscos de contraírem infecções nos ouvidos, diarréia e de desenvolverem reações alérgicas. Além disso, existem algumas evidências de que para as mães, a amamentação reduz a probabilidade de ocorrerem certos tipos de câncer. Por isso, os pediatras e mesmo a Organização Mundial de Saúde incentivam as mães a optarem pela amamentação.

Mas é importante que você não se sinta culpada se optar pela mamadeira. As fórmulas infantis são uma alternativa aceitável e com bom valor nutricional em substituição ao leite materno. Qualquer que seja a razão pela qual você decidir não amamentar o bebê (e ela pode simplesmente ser por que você não quer) lembre-se de que a escolha é sua. Contudo, é importante que você reflita bastante antes mesmo da chegada do bebê, porque começar com a mamadeira e depois mudar para o peito pode ser muito difícil, ou até mesmo impossível se você esperar muito tempo. A produção de leite pelo seio (processo chamado lactação) é mais bem sucedido se a amamentação começar logo após o parto. Se você começar amamentando e, por qualquer razão, decidir que não quer ou não pode continuar, você pode sempre mudar para a fórmula (mamadeira).

Vantagens e desvantagens da mamadeira (fórmulas)

-Apesar dos enormes benefícios que o aleitamento materno apresenta, é importante reconhecer que a alimentação realizada com fórmulas proporciona à mãe uma maior liberdade e tempo para se dedicar a outras atividades.

-Qualquer outra pessoa da família pode dar a mamadeira para o bebê, dando assim muito mais flexibilidade para a mãe e permitindo por exemplo que o pai também participe dessa importante experiência que é a alimentação do bebê.

Devido à sua composição nutricional, o leite materno é o alimento ideal para os bebês. Bebês amamentados com leite materno apresentam baixos riscos de contraírem infecções nos ouvidos, diarréia e-Existem também outras razões pelas quais alguns pais preferem a mamadeira: com ela é possível saber exatamente quanto o bebê está mamando e não há nenhum motivo para se preocupar com relação à dieta que a mãe queira fazer ou medicamento que necessite tomar e que poderia passar para o leite.

Os fabricantes de fórmulas ainda não conseguiram reproduzir exatamente o leite materno. As fórmulas atuais não apresentam os anticorpos e todos os componentes do leite humano, embora contenham os nutrientes de que os bebês necessitam para um bom desenvolvimento.

A alimentação com fórmulas representa um gasto a mais no orçamento familiar. Demanda também a compra de mamadeiras e bicos e requer idas constantes para a cozinha (inclusive no meio da noite) para a preparação das mamadeiras, bem como a necessidade de se ter também várias mamadeiras, bicos e equipamentos para esterilização. Existe também o risco de contaminação tanto das mamadeiras quanto do pó para preparação da fórmula. Por essa razão, um cuidado maior com a higiene na preparação e esterilização se faz necessário quando se optar por alimentar o bebê com fórmulas.

Quando você for para casa, tente as seguintes sugestões que irão auxiliá-la com a amamentação:

- Sente em uma poltrona bem confortável, com um bom apoio para as costas e para os braços (muitas mulheres recomendam cadeiras de balanço).

- Assegure-se de que o bebê esteja com o corpo todo voltado para você e sugando corretamente, e não "mordendo" você.

- Ouça músicas suaves e tome bastante líquidos durante as mamadas.

- Não fume, não consuma álcool e não tome nenhum medicamento enquanto estiver amamentando sem consultar o seu médico, pois qualquer uma dessas atitudes pode ser extremamente prejudicial ao bebê.

- Se o ambiente da sua casa costuma ser barulhento e agitado (especialmente quando há mais crianças no lar), encontre o seu "cantinho do sossego" para poder amamentar o bebê, um lugar onde você não seja perturbada durante as mamadas.

Muitas são as questões que podem ser esclarecidas:

- Vantagens e desvantagens do aleitamento materno
- Vantagens e desvantagens da mamadeira (fórmulas)
- A primeira mamada
- Quando o leite começa a descer
- Qual a freqüencia e duração das mamadas?
- Como saber se o bebê está mamando o suficiente?
- Preparação, Esterilização e Estocagem das Mamadeiras (Fórmulas)
- Quantidades e horários das mamadas

Fonte: Dr. Jorge Huberman, neonatologista e pediatra do Hospital Albert Einstein e Instituto Saúde Plena

2 comentários:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Problemas do aleitamento artificial

*

Mais diarréia e infecção respiratória;
*

Diarréia persistente;
*

Desnutrição e deficiência de vitamina A;
*

Maior mortalidade;
*

Não protege da gravidez;
*

Interfere no vínculo;
*

Mais alergia e intolerância a leite;
*

Maior risco de doenças crônicas;
*

Obesidade;
*

Menor desempenho em testes de inteligência;
*

Maior risco de anemia, câncer de ovário e de mama.

Técnica de amamentação

Uma boa técnica de amamentação é indispensável para o seu sucesso, uma vez que previne o trauma nos mamilos e garante a retirada efetiva do leite pela criança. O bebê deve ser amamentado numa posição que seja confortável para ele e para a mãe, que não interfira com a sua capacidade de abocanhar a mama, de retirar o leite efetivamente, assim como de deglutir e respirar livremente. A mãe deve estar relaxada e segurar o bebê completamente voltado para si. Estudos com cinerradiografias e ultra-som mostram que é importante a criança abocanhar cerca de 2cm do tecido mamário além do mamilo para que a amamentação seja eficiente. A criança que não abocanha uma porção adequada da auréola tende a causar trauma nos mamilos e pode não ganhar peso adequadamente, apesar de permanecer longo tempo no peito. As mamadas ineficazes dificultam a manutenção da produção adequada de leite, e uma má estimulação dos mamilos pode diminuir o reflexo da saída do leite.

O bebê que pega incorretamente no peito é capaz de obter o chamado leite anterior, mas tem dificuldade de retirar o leite posterior, mais nutritivo e rico em gorduras. Os lábios do bebê devem ficar levemente voltados para fora, se os lábios estão apertados indicam que ele não conseguiu pegar em todo o tecido suficiente. É importante enfatizar que quando a criança é amamentada numa posição correta e tem uma pega boa, a mãe não sente dor.

Quando a mama está muito cheia ou ingurgitada, o bebê não consegue abocanhar adequadamente a auréola. Em tais casos, recomenda-se, antes da mamada, a expressão manual da auréola ingurgitada.
Problemas com a amamentação e manejo

1. Má técnica de amamentação.

2. Saciar a criança com suplementos líquidos, fazendo-a espaçar mais as mamadas, com conseqüente diminuição da sucção dos mamilos.

3. Uso de chupetas (bico) que podem funcionar como um substituto para as mamadas freqüentes.

4. Uso de protetores de mamilos, interferindo nos reflexos produzidos pela sucção.

5. Horários fixos de mamadas, dificultando o ajuste da produção do leite à exigência da criança.

6. Mamadas muito curtas ou num só seio, estimulando pouco o mamilo.

7. Fadiga ou tensão materna, os quais interferem no reflexo de descida do leite.

8. Uso de drogas que interferem na produção do leite (anticoncepcionais orais, nicotina em excesso, bromocriptina).

Fonte: orientaçõesmedicas

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Saúde Amamentar corretamente



Devido à sua composição nutricional, o leite materno é o alimento ideal para os bebês. Bebês amamentados com leite materno apresentam baixos riscos de contraírem infecções nos ouvidos, diarréia e de desenvolverem reações alérgicas.

Além disso, existem algumas evidências de que para as mães, a amamentação reduz a probabilidade de ocorrerem certos tipos de câncer.

Por isso, os pediatras e mesmo a Organização Mundial de Saúde incentivam as mães a optarem pela amamentação.

Mas é importante que você não se sinta culpada se optar pela mamadeira. As fórmulas infantis são uma alternativa aceitável e com bom valor nutricional em substituição ao leite materno.

Qualquer que seja a razão pela qual você decidir não amamentar o bebê (e ela pode simplesmente ser por que você não quer) lembre-se de que a escolha é sua.

Contudo, é importante que você reflita bastante antes mesmo da chegada do bebê, porque começar com a mamadeira e depois mudar para o peito pode ser muito difícil, ou até mesmo impossível se você esperar muito tempo.

A produção de leite pelo seio (processo chamado lactação) é mais bem sucedido se a amamentação começar logo após o parto.

Se você começar amamentando e, por qualquer razão, decidir que não quer ou não pode continuar, você pode sempre mudar para a fórmula (mamadeira).

Vantagens e desvantagens da mamadeira (fórmulas)

Apesar dos enormes benefícios que o aleitamento materno apresenta, é importante reconhecer que a alimentação realizada com fórmulas proporciona à mãe uma maior liberdade e tempo para se dedicar a outras atividades.

Qualquer outra pessoa da família pode dar a mamadeira para o bebê, dando assim muito mais flexibilidade para a mãe e permitindo por exemplo que o pai também participe dessa importante experiência que é a alimentação do bebê.

Existem também outras razões pelas quais alguns pais preferem a mamadeira: com ela é possível saber exatamente quanto o bebê está mamando e não há nenhum motivo para se preocupar com relação à dieta que a mãe queira fazer ou medicamento que necessite tomar e que poderia passar para o leite.

Os fabricantes de fórmulas ainda não conseguiram reproduzir exatamente o leite materno.

As fórmulas atuais não apresentam os anticorpos e todos os componentes do leite humano, embora contenham os nutrientes de que os bebês necessitam para um bom desenvolvimento.

A alimentação com fórmulas representa um gasto a mais no orçamento familiar. Demanda também a compra de mamadeiras e bicos e requer idas constantes para a cozinha (inclusive no meio da noite) para a preparação das mamadeiras, bem como a necessidade de se ter também várias mamadeiras, bicos e equipamentos para esterilização.

Existe também o risco de contaminação tanto das mamadeiras quanto do pó para preparação da fórmula. Por essa razão, um cuidado maior com a higiene na preparação e esterilização se faz necessário quando se optar por alimentar o bebê com fórmulas.

Quando você for para casa, tente as seguintes sugestões que irão auxiliá-la com a amamentação:

- Sente em uma poltrona bem confortável, com um bom apoio para as costas e para os braços (muitas mulheres recomendam cadeiras de balanço).

- Assegure-se de que o bebê esteja com o corpo todo voltado para você e sugando corretamente, e não "mordendo" você.

- Ouça músicas suaves e tome bastante líquidos durante as mamadas.

- Não fume, não consuma álcool e não tome nenhum medicamento enquanto estiver amamentando sem consultar o seu médico, pois qualquer uma dessas atitudes pode ser extremamente prejudicial ao bebê.

- Se o ambiente da sua casa costuma ser barulhento e agitado (especialmente quando há mais crianças no lar), encontre o seu "cantinho do sossego" para poder amamentar o bebê, um lugar onde você não seja perturbada durante as mamadas.

Muitas são as questões que podem ser esclarecidas:

- Vantagens e desvantagens do aleitamento materno

- Vantagens e desvantagens da mamadeira (fórmulas)

- A primeira mamada

- Quando o leite começa a descer

- Qual a freqüencia e duração das mamadas?

- Como saber se o bebê está mamando o suficiente?

- Preparação, Esterilização e Estocagem das Mamadeiras (Fórmulas)

- Quantidades e horários das mamadas



Fonte: Time Comunicação