12.11.2008

Prevenção e tratamento das Varizes.


O que são varizes?

Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como pequenas linhas avermelhadas, azuladas ou na forma de nódulos escuros que saltam na pele. Em qualquer um dos casos, indicam problemas na circulação sangüínea e devem ser tratadas.

O doutor Edson explica que as mulheres são mais propensas a desenvolver varizes do que os homens, numa proporção de um homem para cada quatro mulheres. Acredita-se que isto seja devido à influência dos hormônios sexuais femininos, mas os fatores genéticos também são muito importantes, assim como os hábitos e a saúde da paciente (a pílula anticoncepcional o salto alto, por exemplo, podem agravar o problema).

Saiba como prevenir as varizes

O angiologista Edson Amaro Neves observa que, embora os fatores genéticos não possam ser ignorados, hábitos saudáveis previnem e ajudam a curar varizes. Confira abaixo alguns cuidados extras que podem ser tomados para ajudar:

# Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.

# Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional.

# Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.

# Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regularmente para liberar a circulação sangüínea.

# Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüencia, a sua dilatação.

# Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.

# Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.

# Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.

Dependendo dos tipos de varizes, existem formas de tratamento mais adequadas. O importante é começar cedo, pois, quanto mais desenvolvidas estiverem as varizes, mais dolorosa e demorada vai ser a solução.

Para as varizes pequenas, a escleroterapia é o método mais utilizado, e consiste na aplicação de injeções nas veias. Essas aplicações também podem ser feitas sem injeção, por laser ou radiofreqüência.

Para as varizes de maior calibre, o método é o da microcirurgia, que, na maioria dos casos, pode ser feita até em ambulatório com anestesia local.

As meias de compressão elástica ajudam mesmo?

As meias de compressão elástica são indicadas na prevenção e tratamento da maioria das patologias vasculares, como as varizes ou as tromboses. No entanto, só quem pode indicar o seu uso é o médico, depois de avaliar a paciente.

A consulta é importante para que se possa avaliar a gravidade do caso e indicar o tipo correto de meia que deve ser usado, pois existem diversos modelos e graus de compressão.

Confira algumas dicas sobre as meias elásticas:

# Não deixe que as meias fiquem com dobras nos tornozelos e abaixo dos joelhos, para não bloquear a circulação.

# Esteja preparada para alguns desconfortos no começo do tratamento.

# A não ser em casos muito especiais, retire as meias na hora de dormir.

# Confira com seu médico se está usando as meias corretamente.

Nenhum comentário: