2.24.2009

FAZER EXERCÍCIOS (MALHAR): DICAS IMPORTANTES


Malhar = hábito e prazer!

Está muito enganado quem pensa que o segredo da boa forma e da vida saudável encontra-se somente à mesa, seguindo uma dieta balanceada. Estudos mostram que uma boa noite de sono faz bem e até emagrece, mas ser boa de travesseiro também não basta. Fazer exercícios é tão fundamental no dia-a-dia quanto comer bem, escovar os dentes ou ter uma relaxante noite de sono. Mexer o corpo traz benefícios para o coração, para a pele e para a cabeça, além de garantir um envelhecimento tranqüilo. Mas cuidado: antes de começar qualquer exercício, é imprescindível uma ida ao médico, para que ele verifique se você pode malhar à vontade. Após o consentimento do especialista, escolha o seu exercício e dê uma olhada nas 15 dicas que selecionamos para você transformar sua sessão de malhação num momento de prazer.

Dica 1

Procure se exercitar pelo menos meia hora por dia, no mínimo três vezes por semana. Evite dar um intervalo de mais de dois dias entre cada sessão, para não perder o condicionamento. E nada de malhar todo santo dia. Pelo menos uma folga semanal é necessária para descansar o corpo.

Dica 2
O exercício mais simples e prático que existe é caminhar e você pode fazê-lo na hora em que quiser. Lembrete: caminhar não é passear. Empenhe-se no exercício, mas também não force a barra. O ideal é empregar um ritmo no qual dê para manter uma conversa.

Dica 3
O tempo é curto e você não tem espaço na agenda para malhar? Então procure gastar o máximo de calorias possível ao longo do dia: estacione o carro um pouco mais longe, troque o elevador pela escada, levante periodicamente se trabalhar sentada.

Dica 4
Uma outra dica para quem não tem horas de sobra é dividir o tempo de exercício ao longo do dia. Os exercícios aeróbicos são cumulativos, ou seja: tanto faz se você caminhar 30 minutos seguidos ou 15 minutos pela manhã e mais 15 à noite.

Dica 5
Bicicletas ergométricas e esteiras têm a incrível capacidade de se transformarem em cabide mais ou menos dois meses depois da compra. Quebre esse ciclo e programe-se para colocar os aparelhos em uso.

Dica 6
Não se esqueça do alongamento antes de começar e ao término de qualquer exercício. Alongar esquenta os músculos e previne contusões.

Dica 7
Não se assuste se depois que começar a fazer exercícios anaeróbicos (são os que usam carga como a ginástica localizada e a musculação), seu peso aumentar. Esse tipo de exercício aumenta a massa muscular, que pesa mais do que a gordura que você está queimando. Em compensação, os músculos fazem que você queime mais calorias em repouso, e dão um lindo contorno ao corpo.

Dica 8
Brinque com as crianças. Elas sempre requerem que você se mexa, corra de um lado para o outro, ou seja, queime calorias.

Dica 9
Lembre-se sempre de manter o abdômen contraído ao se sentar, dirigir, andar, fazer ginástica...Uma boa postura é capaz de afinar a silhueta.

Dica 10
Nunca descuide da freqüência cardíaca durante os exercícios aeróbicos. O ideal é que ela fique entre 65% e 80% da capacidade máxima, por minuto. Para fazer a conta: 220-idade x 0.65 ou 0.8 . O resultado desta conta é o número de vezes que o coração deve bater por minuto durante o exercício. Exemplo: Se você tiver 30 anos, sua freqüência máxima é 190 (220-30). Durante o exercício, a pulsação deve ficar entre 123 (190x0,65) e 152 (190x0,8). Uma forma prática de saber a quantas anda seu coração durante o exercício é verificar a pulsação durante seis segundos e multiplicar o resultado por dez.

Dica 11
Sabe a que horas os exercícios aeróbicos são mais efetivos e queimam mais gordura? De manhã. E melhor ainda se forem feitos antes da primeira refeição. O motivo é que o jejum deixa as reservas de glicogênio bem baixas, fazendo com que a gordura do corpo seja o combustível utilizado. Por isso mesmo, também é bom dar um intervalo de pelo menos três horas após a última refeição pesada para fazer o exercício, senão a energia sairá quase toda desta última refeição, e não da gordura do corpo. Agora, se você não consegue malhar de barriga vazia, coma uma fruta ou tome um suco, e deixe para completar o café da manhã depois do exercício.

Dica 12
Prepare uma seqüência com suas músicas animadas preferidas e coloque no iPod, ou MP3 Player, ou mesmo toca-fitas na hora de se exercitar. Estudos científicos comprovaram que o rendimento das atividades aumenta consideravelmente quando a pessoa está ouvindo canções que a empolguem.

Dica 13
Não adianta nada se matricular numa academia se você odeia músicas altas e o clima de “maromba”. Procure fazer exercícios que tenham a ver com seu gosto e seu estilo, pois se você não sentir prazer, a malhação vai se transformar em tortura e você vai sempre inventar desculpas para não se exercitar.

Dica 14
Um dos fatores que dão motivação para o exercício é ver os resultados aparecerem. Para isso, tem que haver persistência. Não adianta malhar uma vez por semana, ou se matricular na ginástica mas faltar sempre e esperar que em um mês seu corpo se transforme. Também não adianta, em três meses, querer mudar a aparência ou o fôlego de uma vida inteira. A paciência é a chave do sucesso.

Dica 15
Transforme a ginástica em um hábito, como tomar banho ou almoçar. Depois de incorporada ao seu estilo de vida, você até vai sentir falta quando não puder se exercitar. A saúde e a beleza agradecem!

Fonte: Feminíssima

Nenhum comentário: