2.24.2009

Rejuvenescimento facial


Rejuvenescimento facial

Para melhor compreensão dos tratamentos utilizados no combate ao envelhecimento facial, é importante saber que passamos por dois tipos de envelhecimento: intrínseco e extrínseco. O envelhecimento próprio do corpo, que chamamos de intrínseco, no qual todos os órgãos envelhecem, está relacionado com o tempo de vida, que reflete na nossa pele, músculos e cabelo.

A pele torna-se seca e a renovação celular é menor que na infância, apresentando-se frágil, com menor defesa aos danos causados pelos raios solares e as infecções. A coloração da pele se modifica por conta da vascularização e por causa do sistema de pigmentação da pele que está alterado. Outras modificações podem ser notadas nas unhas, que se tornam fracas e com estrias.

Um outro tipo de envelhecimento, que chamamos de extrínseco, é causado pelos fatores externos ao corpo e cujos maiores vilões são o sol e o fumo. O sol é uma irradiação onde os danos são cumulativos na pele, causando o aparecimento das alterações anos após a exposição solar. O sol destrói o colágeno levando a uma flacidez maior, além de destruir uma célula que proporciona a cor natural da pele, causando manchas escuras e também sarda branca, que são pontos brancos nas pernas e braços.

Como o pior causador do envelhecimento é o sol, o primeiro e mais importante de todos os tratamentos é evitar o sol, principalmente nos horários de 10h às 15h. Recomenda-se aplicar filtro solar na face e nas áreas expostas ao sol todos os dias. É importante escolher o filtro solar mais indicado para os diferentes tipos de pele. Para as peles oleosas, os filtros spray ou gel sempre livre de óleo. Os pós compactos são uma escolha interessante, pois já se pode sair de casa levemente maquiada e com a vantagem que o hidratante usado pela manhã não deixará o rosto brilhoso, principalmente no verão. Os filtros cremosos, para peles secas, são indicados sobretudos para mulheres na menopausa. No mercado existem filtros solares de excelente qualidade.

Já que sabemos que o filtro solar é importantíssimo, podemos falar de outros tratamentos.

Os cremes, que estão cada vez mais sofisticados, utilizam substâncias que penetram melhor na pele. Entre eles estão os cremes com vitaminas para combater os radicais livres, derivados da soja, de sementes de uva, do saquê e muitos outros.

Os ácidos para uso noturno ainda estão na moda e alguns podem ser usados pela manhã, como o ácido retinóico; à noite, o ácido glicólico, polihidroxiacídos e outros pela manhã e a noite.

Os tratamentos nos consultórios também estão cada vez mais modernos, como os peelings mais superficiais, indicados para a maioria dos tipos de pele, e os peelings de média profundidade, indicados para peles mais claras, até os peelings de fenol, que é recomendado para as peles bem mais envelhecidas e claras, mas para pessoas que não apresentam problemas cardíacos, renais ou de fígado.

Os tratamentos a laser são usados para diminuírem as manchas na face, mãos e braços demonstrando resultados excelentes, além de também atenuar a flacidez. Neste caso, é preciso lembrar que os resultados são progressivos e não de imediato como se deseja.

O aparelho ThermaCool Inc. é aconselhado, entre outros problemas, para flacidez de toda a face e do pescoço. Em mulheres entre 40 e 50 apresenta melhores resultados, que são observados gradativamente em até quatro meses.

Entre os implantes que são absorvidos pelo organismo, o mais comentado nos Estados Unidos é o ácido hialurônico (tem como nomes comerciais Restylane; Perlane, Hylaforme, Juvederme e outros) que é aprovado pelo FDA, órgão que regula os medicamentos nos Estados Unidos. Além disso, existe o implante de colágeno, entre outros, para suavizar as rugas faciais.
Entre os implantes permanentes ou de longa duração, o mais novo é o composto por um mineral chamado Hidroxilapatita de cálcio. Um dos nomes comerciais é Radiance, e leva em torno de quatro a cinco anos para ser absorvido pelo organismo.

As toxinas botulínicas (Botox, Dysport e BTX) ainda oferecem bons resultados, ampliando as indicações.

Os fios "indentados" (fios russos com "dentinhos" ao longo de seu corpo) têm feito muito sucesso, pois os resultados são muito bons para flacidez da face não muito acentuada.

O objetivo é sempre melhorar o aspecto do passar do tempo e da destruição causada pelo sol em nosso rosto sem exageros, porque tudo o que é exagerado descaracteriza o rosto.

Por:Aloizio Faria de Souza e Fátima Pires Freitas
Fonte: Feminíssima

Nenhum comentário: