2.24.2009

Mulher aproveita melhor o sono do que homem


Elas demoram muito para ‘apagar’, mas dormem mais profundamente, o que faz bem à saúde

Ficar na cama falando sozinha enquanto o marido boceja e depois ‘apaga’ pode não ser sinal de desinteresse dele. Estudo inédito do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que avaliou as diferentes características do sono de homens e mulheres, mostrou que elas demoram mais tempo para conseguir dormir, cerca de 25 minutos. Em compensação, durante a noite elas passam mais horas em sono profundo e reparador, necessários para garantir o bom funcionamento do organismo.

O estudo foi feito com 2.365 pacientes. Os resultados foram obtidos após análise dos questionários aplicados e de exames de polissonografia realizados no Instituto do Sono, em São Paulo. Os cientistas verificaram que os homens levam menos de 20 minutos para dormir depois que se deitam. Entretanto, ficam mais tempo nos estágios superficiais de sono e têm seu repouso prejudicado porque são muito afetados por distúrbios como o ronco e paradas respiratórias sucessivas (apnéias).

Segundo o diretor do Centro de Estudo de Distúrbios do Sono da Casa de Saúde São José, Barros Franco, apesar de mais agitadas e de levar mais tempo para dormir, as mulheres têm o sono mais profundo porque conseguem chegar melhor à fase REM, conhecida como ‘sono total’, período em que ocorre a maioria dos sonhos. “Isso muda quando a mulher chega na fase pós-menopausa. Ela, então, passa a apresentar distúrbios do sono similares aos dos homens, por causa da dosagem do hormônio estrogênio no corpo, e acaba até roncando também” explica.

PESADELOS

Outra conclusão do estudo é que as mulheres relatam ter mais pesadelos e que os homens apresentam mais movimentos involuntários de pernas durante a noite. “É possível que a mulher sonhe mais, porque passa mais tempo na fase de sono profundo”, avalia Franco.

“Eu sempre acordo com a sensação de estar bem disposta. Já o Renato fica mais cansado pela manhã. Por outro lado, tenho muito mais pesadelos e demoro para me deitar à noite”, conta Janaina Sabino, 35 anos, mulher de Renato Carvalheira, 34.

Já na casa da família Cardoso, o sono é algo complicado: todos têm dificuldade para dormir. Segundo o pai, Antonio Washington Cardoso, a confusão de trocar o dia pela noite ocorre porque ele e sua mulher trabalham até meia-noite e só vão dormir às 4h da madrugada. As crianças acompanham a rotina do casal. “Nós sempre acordamos cansados”, diz Washington.

MÁ ALIMENTAÇÃO E ESTRESSE

Em época de folia, quando dormir bem não é a principal preocupação dos brasileiros, especialistas dão dicas de como tentar melhorar a qualidade do sono. Segundo a neurologista do Hospital Israelita Albert Sabin Juliana Vilela, sono ruim está associado a dois problemas da modernidade: hábitos alimentares exagerados e o estresse da vida agitada nas grandes cidades.

Mas é possível tornar o ambiente mais agradável para ter um melhor sono. “O primeiro passo para uma boa noite de sono é fazer a chamada higiene do sono. O ideal é fazer do quarto um local exclusivo para dormir e o mais tranqüilo possível, sem televisão, sem computador e nem comer em cima da cama. O quarto não pode ser transformado em sala ou escritório. Também é importante ter uma alimentação leve antes de dormir, evitando alimentos estimulantes como chocolate e café”, afirma.

Entre os distúrbios mais prevalentes na população brasileira estão a sonolência diurna excessiva, a apnéia, a insônia e os distúrbios de movimento. O professor de neurologia da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Alexandre Dolganov, explica que a apnéia do sono é problema respiratório muito comum nos idosos e obesos. Mais de 4% da população mundial é apnéica, assim como 25% dos idosos e 9% dos homens obesos.

Fonte: O Dia

Atenção: 10 dicas servem para você evitar ficar sem dormir, e melhorar não só o seu sono, mas também a sua qualidade de vida.

1. Mantenha uma rotina
Ir para a cama e acordar no mesmo horário – inclusive no fim de semana – é o melhor caminho para aprender a dormir na hora certa.

2. Relaxe à noite
Atividades estimulantes devem ser encerradas uma hora antes de dormir. Comer na cama também tira o sono.

3. Não cochilar fora de hora
Cochilar depois do almoço é reparador, mas se passar de 40 minutos pode prejudicar o sono à noite.

4. Evite exposição à luz
Se acordar no meio da noite, fique de olhos fechados. O hormônio que induz ao sono só é produzido no escuro.

5. Tenha paciência
Se não conseguir adormecer em 15 minutos, é melhor não insistir. Levante e só volte para a cama quando estiver sonolento.


6. Cuidado com a comida
Se você comeu muito no jantar, lembre-se: o processo digestivo demora até três horas para ser concluído. Café, chá preto, refrigerante, bebida alcoólica e cigarro também tiram o sono.

7. Banho quente
Tomar um banho quentinho aumenta a temperatura do corpo, relaxa os músculos e facilita o sono mais profundo.

8. Atividade física
Atividade física regular é fundamental para dormir bem à noite. Mas evite ginástica ou esporte perto da hora de dormir, por causa da descarga de adrenalina.

9. Não vá para cama com problemas
Anote em um caderno todos os seus problemas uma hora antes de dormir. Não vá para a cama com eles. Isso funciona como um santo remédio para muita gente.

10. Cama não é sofá
Quem passa muito tempo deitado acaba sem sono. Então, não use sua cama como sofá – ela serve apenas para dormir!

Via AcidezMental

Nenhum comentário: