2.24.2009

O medicamento Acomplia tem venda proibida no Brasil

Anvisa: venda do medicamento Acomplia está proibida

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa que o medicamento Acomplia será recolhido de todos os estabelecimentos farmacêuticos do Brasil, por conta da Resolução 4.086/2008, que suspendeu a comercialização, distribuição e importação do medicamento.
Além do produto, a manipulação da substância ativa Rimonabanto está proibida. O Rimonabanto é utilizado no controle da obesidade, porém, teve a importação proibida e não pode mais ser manipulado, desde novembro de 2008.

Em outubro do ano passado, o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante do Acomplia, suspendeu temporariamente a comercialização do medicamento em todo o mundo. As medidas foram tomadas após a verificação de que usuários do medicamento tiveram cerca do dobro de chances de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, em relação aos que não usaram o Acomplia.

A agência reguladora da Europa (EME) já havia recomendado a retirada do Acomplia nos países da União Europeia. O medicamento era utilizado desde junho de 2006 na Europa e a partir de 2008 no Brasil.

Para os pacientes que eram tratados com o Acomplia, a orientação é para que procurem o profissional de saúde de modo a rever o tratamento. A partir de agora, os médicos não devem mais receitá-lo e devem notificar a Agência sobre reações adversas, por meio do sistema Notivisa, disponível no endereço www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa .

Já as farmácias de manipulação ao receberem receitas com o Rimonabanto devem comunicar ao consumidor da decisão da Anvisa que as impede de manipular a substância.

Os consumidores e estabelecimentos que adquiriram o produto podem entrar em contato com os fabricantes para informações, devolução do produto, ressarcimento e reclamações, pelo telefone 0800 703 0014 ou pelo site www.sanofi-aventis.com.br .

Mais informações ou denúncias sobre medicamentos podem ser feitas à Anvisa pelo Disque Saúde: 08000 61 1997 ou pelos endereços eletrônicos ouvidoria@anvisa.gov.br ou www.anvisa.gov.br/ouvidoria

Um comentário:

hannah disse...

I purchased Acomplia from WWW.MEDSHEAVEN.COM , I lost 20 lbs in two week, without any workouts! if i worked out while taking this im sure I would have lost a lot more!