2.10.2009

Remédio não é guloseima!


Parece exagero, mas o uso de medicamento, mesmo o mais simples e corriqueiro comprimido para dor de cabeça, exige do paciente responsabilidade e boa dose de informação. Um remédio ingerido indevidamente pode matar. Apesar do perigo, a grande maioria dos brasileiros se automedica ou segue conselhos de quem não tem formação profissional para tanto. O correto é consultar um médico sempre que preciso.

Marcada a hora no médico, é importante que alguns procedimentos sejam seguidos. Não chegue atrasado à consulta, mantenha a calma e seja prático. Leve a lista dos remédios que já tomou ou está tomando, mais os resultados de exames.

Não esqueça de relatar tudo o que sentiu ou está sentindo (sintomas), os efeitos indesejáveis que você observou quando tomou os remédios, ou se tem algum tipo de alergia a medicamentos, se você se consultou com outros médicos, o que lhe foi receitado e as orientações que recebeu para o tratamento.

Fique atento quando o médico lhe entregar a receita. Não tenha vergonha de pedir que ele leia e lhe explique o que está escrito. Não volte para casa com dúvidas, faça perguntas, principalmente sobre o nome, a dosagem e a forma de apresentação do medicamento, assim como quantas caixas ou vidros devem ser comprados. Esclareça o quanto do produto deve ser tomado de cada vez, quantas vezes por dia e em que horários. Pergunte se remédio deve ser ingerido junto com algum alimento ou bebida e por quanto tempo você deverá tomá-lo. Por fim, informe-se sobre a necessidade, ou não, de uma segunda consulta.

Não esqueça ainda de anotar o número do telefone do médico para contato em caso de emergência, ou mesmo quando não encontrar os medicamentos receitados.

Fique atento quando o médico lhe entregar a receita. Não tenha vergonha de pedir que leia tudo o que está escrito.

Após a consulta, tome os remédios indicados o mais rápido possível. Procure comprá-los em farmácias de sua confiança ou nas grandes redes de farmácias. Confira um por um, os medicamentos separados pelo balconista: veja se o que está escrito na embalagem coincide com o que está marcado na receita, inclusive a quantidade. Verifique o prazo de validade, o preço e pergunte se tem direito a algum desconto. Preste atenção também se as caixas dos remédios estão em boas condições: bem fechadas, sem manchas ou amassadas, lacradas, limpas e sem apresentar frasco ou tampa estufados.

Ao chegar em casa, faça uma tabela (pode ser uma folha de cartolina), escreva os nomes dos medicamentos e os horários certos de tomá-los. Coloque o seu cartaz em lugar visível. Para facilitar sua vida, adapte os horários dos remédios com seus hábitos: acordar, comer, deitar, assistir novela ou programa de televisão preferido. Procure não ingeri-los de madrugada para não atrapalhar o sono, a não ser que seja um antibiótico.

Outras dicas são importantes:


* Não confie na memória, procure ler a receita pelo menos duas vezes.

* Coloque etiqueta/rótulo na embalagem do medicamento, marcando dia, hora, dose e quantidade.

* Mantenha todo medicamento em local fresco, arejado, longe do sol e seguro (fora do alcance de crianças), porém de fácil lembrança.

* Se esquecer de ingerir seu remédio, espere para tomá-lo no próximo horário. Só dobre a dose para compensar a falha se seu médico assim recomendar.

* Não tome medicamento no escuro. Procure locais iluminados para ter certeza de que o remédio é aquele mesmo que deve tomar.

* Quando sair de casa ou viajar, utilize um estojo porta-comprimidos e leve-o no bolso com os remédios necessários.

* Não utilize a mesma receita mais de uma vez - um remédio usado para combater uma doença numa época pode causar mal estar em outra oportunidade.

* Todo medicamento deve ser ingerido com um copo cheio de água, a não ser que o médico mande tomar com outro líquido.

* Nunca misture bebida alcoólica - o álcool tem efeito diurético, eliminando a ação do medicamento pela urina. Atenção: a mistura de álcool com calmantes ou soníferos pode matar.

* Evite tomar vários remédios ao mesmo tempo. Só o faça mediante orientação médica.

* Alguns analgésicos e antiinflamatórios irritam o estômago. Por isso, pergunte ao médico se você deve tomá-los quando estiver alimentado.

Fonte: La Pharmacia

Nenhum comentário: