3.07.2009

Envelhecer mas com Saúde

Envelhecer mas com Saúde


Encare o envelhecimento como o culminar da sabedoria e do bom senso e não como algo que apenas debilita e enfraquece. O envelhecimento foi sempre encarado de diferentes formas e há quem o veja apenas como um período de crescente vulnerabilidade e de maior dependência, outros há, também, que o caracterizam como o culminar da sabedoria, bom senso e serenidade.

A Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom, crê que se trata de um período que se caracteriza como o culminar da sabedoria, bom senso e serenidade, pelo que lhe deixa alguns conselhos dirigidos a todos aqueles que se preocupam e pretendem conhecer melhor as alterações que podem surgir com o envelhecimento.

Quando jovens, os nossos órgãos – coração, pulmões, rins, etc. – possuem capacidades de reserva. À medida que os anos passam, estas reservas diminuem e a nossa capacidade de suportar esforços, consequentemente, também diminui. Aqueles que, ao longo dos anos, adoptam um estilo de vida saudável estão indubitavelmente em melhores condições para manter o equilíbrio no processo de envelhecimento nos planos físico, intelectual e social.

Promoção e Manutenção da Saúde

Exercício Físico

Com o passar dos anos, os órgãos que não se mantêm activos têm tendência para deixar de funcionar de forma correcta. Praticar exercício físico é fundamental para manter a força e a elasticidade dos músculos, evitando a obesidade e desfrutando de uma sensação de bem-estar:


Ande todos os dias entre 30 a 45 minutos. Cada pessoa deve adaptar a duração e o ritmo da marcha às suas capacidades, de modo a não se cansar demasiado. Deve caminhar firmemente, mantendo a cabeça e o corpo bem direitos. Se não se sentir cansado, pode aumentar gradualmente a duração dos exercícios. É importante a escolha do local de passeio. De preferência, evite locais poluídos. Deve também utilizar um calçado adequado. Se caminhar em pisos duros, use sapatos com solas de borracha bastante grossos;

Fazer exercícios diários, de pé ou deitado, é também uma boa ideia para manter a boa forma física, de preferência se tiver a orientação de um especialista. Nadar, andar de bicicleta e dançar, são outras alternativas.


Escolha das actividades atrás mencionadas aquela que mais se adapta às suas possibilidades e que possa praticar diariamente. Não se esqueça de que ao aumentar o esforço e a duração do exercício, o deve fazer gradualmente.

Sono

A necessidade de dormir difere de pessoa para pessoa. Como tal, deve decidir o número de horas de sono de que precisa, em conformidade com o seu horário biológico. No entanto, tome em consideração algumas medidas para ter um sono saudável e acordar regenerado:

Coloque o quarto às escuras e silencioso;

Não leve as preocupações para a cama;

Evite comer alimentos pesados ao jantar e comer muito antes de adormecer;

Não tome bebidas estimulantes antes de ir para a cama, tais como o chá e o café;

Não tome comprimidos para dormir sem consultar o seu médico.

Higiene Pessoal

A higiene pessoal é importante durante toda a nossa vida. Contribui para o bem-estar pessoal e para um bom relacionamento interpessoal. Para tal:

Tome banho várias vezes por semana, mas não utilize demasiado sabonete (use-o somente nas zonas onde transpira mais) porque este retira a protecção natural existente na pele;

Com o decorrer dos anos, a pele torna-se mais seca; para o evitar pode utilizar um leite hidratante uma ou duas vezes por semana.

Actividade intelectual e social

A saúde física é muito importante para o bem-estar pessoal, mas as actividades de natureza intelectual e social também o são. Aqui ficam alguns conselhos a seguir:

Evite o isolamento, é muitas vezes causa de sofrimento e depressão. Mantenha um bom relacionamento com os seus familiares e amigos;

O contacto com as pessoas é particularmente importante à medida que se envelhece, altura em que a entreajuda e a companhia são fundamentais;
Não tenha receio de fazer novas amizades;

Mantenha-se activo intelectualmente: leia, jogue xadrez ou cartas, faça puzzles. Interesse-se e aprenda coisas novas: vá a sítios que ainda não conhece, experimente novas receitas culinárias, participe em acontecimentos culturais e lúdicos;

Nunca se deixe abater pelo tédio, tente manter sempre alguma ocupação, quer sejam actividades domésticas, jardinagem ou voluntariado social;

Interesse-se pelo mundo à sua volta e preste atenção aos pormenores;

Tome nota dos assuntos que tem a tratar, como datas de pagamentos e compras a fazer;

Não mude os objectos que lhe são indispensáveis (como os óculos) de lugar, é mais fácil encontrá-los quando deles necessita.

Agora que já conhece algumas das alterações que podem surgir com o envelhecimento, enfrente-as com naturalidade!

Fonte:Sapo

Nenhum comentário: