3.04.2009

Pesquisadores britânicos descobrem a causa do surgimento de cabelos brancos

Pesquisadores britânicos descobrem a causa do surgimento de cabelos brancos
Acúmulo de substância nas raízes acaba embranquecendo os fios.
Descoberta também pode ajudar a entender e tratar vitiligo.

Diferente do que diz a sabedoria popular, o que traz cabelos brancos não é a sabedoria, e sim um acúmulo de substâncias nas raízes dos cabelos. Segundo pesquisadores britânicos, os folículos capilares, onde nascem os cabelos, param de produzir enzimas que quebram o peróxido de hidrogênio, o qual passa a se acumular nas raízes.

A produção e eliminação do peróxido de hidrogênio faz parte da vida celular do corpo humano. O problema é quando o equilíbrio se rompe e o peróxido se acumula. Para documentarem a produção e acúmulo do peróxido, os cientistas utilizaram culturas de células foliculares humanas.

Com o depósito de peróxido de hidrogênio, a produção de melanina, pigmento natural que dá cor aos cabelos, fica prejudicada, tornando-os grisalhos. Como esse é um processo dinâmico, isso explica o que muitas pessoas já sabem: pintar os cabelos é uma arte, já que nem sempre o resultado é o esperado.Essa descoberta abre caminho para a pesquisa de um tratamento mais eficiente do que apenas colorir os cabelos com tintas artificiais.

Outro desdobramento possível dessa pesquisa é entender melhor outra doença de pele, o vitiligo. A bases químicas do vitiligo parecem seguir as mesmas regras dos cabelos grisalhos. Os especialistas acreditam que, a partir desses achados, possam caminhar na direção de uma solução também para esse problema.

Cientistas descobrem causa de cabelos grisalhos
Pesquisadores de universidades britânica e alemã afirmam que acúmulo de peróxido de hidrogênio causa perda da cor.


Uma pesquisa de três universidades europeias descobriu o que os cientistas acreditam ser a causa dos cabelos grisalhos.

Os cientistas da Universidade de Bradford, Grã-Bretanha trabalharam em conjunto com os especialistas das Universidades Mainz e de Luebeck, da Alemanha.


Eles descobriram que os cabelos grisalhos são causados pelo grande acúmulo de peróxido de hidrogênio devido ao desgaste do folículo, o que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.

A perda da cor nos cabelos é aceita como parte do processo de envelhecimento, mas especialistas afirmam que a compreensão de como o cabelo fica grisalho pode ajudar na descoberta de uma forma de prevenção.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Faseb", da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental. Segundo o líder do estudo, Karin Schallreuter, os especialistas examinaram culturas de células de folículos capilares humanos.

Por estas análises, os cientistas descobriram que o acúmulo de peróxido de hidrogênio foi causado pela redução de uma enzima que "quebra" o peróxido de hidrogênio, que o transformaria em água e oxigênio.

"A descoberta é um grande avanço na compreensão da descoloração do cabelo e traz novas ideias para combater o problema", disse Schallreuter.

"Não são apenas as loiras que mudam a cor do cabelo com peróxido de hidrogênio", disse Gerald Weissman, editor chefe da revista Faseb.

"Todas as nossas células capilares fabricam um pouquinho de peróxido de hidrogênio, mas, à medida que envelhecemos, este pouquinho se transforma em muito. Nós clareamos o pigmento de nosso cabelo de dentro para fora e nosso cabelo fica cinza e, então, branco",

Globo.com

Nenhum comentário: