3.05.2009

Menina de 9 anos grávida realiza aborto em maternidade do Recife

A menina de 9 anos grávida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto em Alagoinha, em Pernambuco, está sendo submetida neste momento a um procedimento de aborto na Maternidade Cisam, no Recife. Segundo o médico Sérgio Cabral, responsável pelo procedimento, um feto já foi expelido.

A equipe médica aguarda o segundo feto ser expelido para realizar uma curetagem, o que deve acontecer ainda nesta quarta-feira.

De acordo com Cabral, o aborto, caso não fosse realizado, poderia causar risco de morte para a criança.

- O risco maior seria ela dela continuar essa gravidez. Uma criança de 9 anos não tem ainda seus órgãos formados. O abortamento nesses casos é legal, além de realizado dentro de um hospital referência. Se tudo correr bem, ela deve ter alta ainda esta semana - diz o médico.

A menina deu entrada na maternidade por volta das 19h desta terça-feira. Após passar por exames e avaliação de assistentes sociais e psicólogos, teve início o procedimento de aborto por volta das 21h.

O aborto é feito através da introdução de um medicamento chamado misoprostol, via vaginal. O medicamento provoca contrações uterinas e expulsão dos fetos.

Segundo o médico, a criança está sob efeito de medicamentos e analgésicos, para diminuir as dores.

Um feto se forma por completo na 16ª semana. Na 15ª, desenvolvem-se cílios e sobrancelhas e ele está mais móvel e flexível, podendo movimentar os braços (do ombro ao pulso), abrir e fechar as mãos e dar algumas cambalhotas na água

A estrutura óssea se solidifica graças a maior retenção de cálcio. A partir daí, forma-se então a medula. Ele tem cerca de 12 com a 16cm e pesa em torno de 50g. A cabecinha mede aproximadamente 3 cm. Pode abrir e fechar a boca, além de engolir líquido amniótico, que elimina através da urina.

O Globo

Nenhum comentário: