3.05.2009

Alunos com visão nota 10













Doenças de vista em crianças prejudicam desempenho escolar e devem ser diagnosticadas cedo
Falta de atenção, notas baixas e letras grandes e tortas. Os sinais, que parecem indicar desinteresse do aluno pela escola, podem na verdade estar escondendo problemas de visão. Cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam deficiência visual, segundo a Organização Mundial de Saúde. Detectar o problema ainda na infância é fundamental para garantir o bom aprendizado dos pequenos e evitar lesões mais graves no futuro, alertam especialistas.

De acordo com a oftalmologista Andréa Lima Barbosa, pais e professores devem ficar atentos a atitudes como franzir a testa ao ler e dificuldade para visualizar o quadro-negro, entre outras. Elas podem ser indícios de miopia, astigmatismo ou hipermetropia — doenças visuais que mais afetam meninos e meninas. “As crianças não sabem expressar a dificuldade de enxergar, por isso cabe aos pais e professores ficarem atentos e realizarem exames periódicos”, declara a médica.

Andréa explica que doenças diagnosticadas até os 10 anos de idade — fase em que a visão está totalmente formada — evitam a ambliopia, mal que causa o desenvolvimento desigual das vistas, podendo causar, inclusive, a perda da visão em um dos olhos. Segundo a especialista, o uso de óculos permite o desenvolvimento saudável da vista e ajuda a criança nos estudos. “Os óculos devem se ajustar às orelhas, ser apropriados para a idade e manter os olhos centralizados nas lentes. É fundamental o apoio dos pais para que a criança aceite o tratamento”.

Giovanna Barbosa Samary, 4 anos, começou a usar óculos há cerca de um mês. Segundo seu pai, Anderson Samary Soares, 35, ela dizia ver os objetos embaçados e que tinha dificuldades de visualizar o que a professora escrevia no quadro. Com já há casos de miopia precoce na família, o economista resolveu levar a filha ao oftalmologista para exames.

“Minha esposa usa óculos desde os 5 anos de idade, por isso fiquei desconfiado. Minha filha ficou um pouco resistente para usar os óculos, mas compramos uma armação rosa e tentamos negociar o tempo de uso”, ensina.

Atenção:

Pais e professores devem ficar atentos para a possibilidade de a criança estar com doenças de visão, já que ela não consegue verbalizar direito seu problema. Veja os sintomas mais freqüentes de males como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

A criança se queixa ou evidencia dificuldade para enxergar o quadro-negro na escola
O aluno escreve com letras tortas e grandes demais para a idade
Começa a ocorrer falta de atenção nas aulas
Quando vai escrever, a criança se aproxima muito do caderno
Ao assistir à TV, a criança quer ficar muito perto do aparelho
Esfregar o olho constantemente
Franzir a testa ao ler
Dores de cabeça e olhos vermelhos

O Dia


Menina vê pela 1ª vez após tratamento com células-tronco( Foto)

Grã-Bretanha - A menina britânica Dakota Clarke, de dois anos, passou a enxergar após um tratamento com células-tronco. Dakota, que mora na cidade de Newtownabbey, na Irlanda do Norte, nasceu com displasia septo óptica, uma deficiência rara no nervo ótico que provoca cegueira.

Ela foi submetida a um tratamento no hospital de Qingdao, na China. Segundo a família, que arrecadou dinheiro por meio de doações para a operação, o tratamento e a cirurgia não são realizados na Grã-Bretanha. O tratamento, que custa mais de US$ 40 mil, utiliza células-tronco retiradas do cordão umbilical da criança que são injetadas na corrente sangüínea e assim, corrigem as células danificadas.

O método, conhecido como IV, foi desenvolvido pela empresa americana de biotecnologia Beike Biotech, que realiza tratamentos em 24 hospitais na China.

Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: