4.21.2009

Chá de hibisco: Dieta da Moda

Perca até 4 kg em 15 dias com a dieta do chá de hibisco


O que ameaça sua dieta?•

Vc adora descobrir novos aliados para facilitar a perda de peso? Então, aí vai uma boa notícia: a infusão da flor de hibisco tem vários efeitos contra as gordurinhas. Quatro leitoras testaram e aprovaram – os resultados e o gostinho do chá!

Mais uma dieta do chá? Sim, mas ela começa com uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa – dá até para sentir aquele azedinho da fruta –, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.

O que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonóides –, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e antiinflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que difi cultam o emagrecimento”,

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: “O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes”, Pronta para ir atrás da flor? Calma, tem um detalhe importante: “O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins”, alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo. Outro detalhe: o chá sozinho, você sabe, não faz milagre. Ele deve ser associado a uma dieta. E não adianta tomar um chazinho para livrar o organismo das toxinas e comer alimentos superindustrializados, cheios de sódio, corantes e conservantes.

Lucyanna Kalluf montou um cardápio com alimentos funcionais (eles também estimulam o bom funcionamento do organismo) que, à convite de BOA FORMA, foi seguido por quarto leitoras. Em 15 dias, elas emagreceram e reduziram a circunferência abdominal sem sacrifício. Ao contrário: a maioria adorou a dieta e o gostinho do chá!


Cardápio fácil: 1200 calorias + chá de hibisco
As regras básicas da dieta e as opções do mercado
Modo certo de fazer o chá + ervas para acelerar a dieta
A opinião das leitoras que testaram a dieta

Cardápio fácil e que sacia: 1200 calorias + chá de hibisco
Meia hora antes do café-da-manhã
1 copo de suco desintoxicante (escolha uma das receitas abaixo)

Café-da-manhã
Opção 1
• 1 copo (200 ml) de leite de soja light com café (opcional)
• 2 torradas (ou 1 fatia de pão integral) com margarina light
• 1 fatia de peito de peru (ou presunto magro ou 2 col./chá de geléia diet)

Opção 2
1 copo (200 ml) de leite de soja light com 1 col. (sobremesa) de achocolatado light (opcional)
Omelete (1 ovo mexido com 2 fatias de peito de peru)

+ mix de fibras
(veja a receita abaixo)

Consuma 2 col. (sopa) pela manhã para estimular o funcionamento do intestino. Bata no suco desintoxicante ou no leite de soja ou acrescente na fruta do lanche. Mas, se preferir, misture na sopa do jantar.

Lanche da manhã
Opção 1
• 1 fruta média (maçã, pera, ameixa vermelha)
• 2 castanhas-do-pará
• 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2
1 fatia média de melão (abacaxi ou melancia)
3 amêndoas + 1 xícara de chá de hibisco

Meia hora antes do almoço
• 1 xícara de chá de hibisco

Almoço
Opção 1
• Salada de folhas verde escuras (couve, rúcula, agrião ou alface roxa)
• 1 filé médio de frango grelhado
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha média de lentilha (ou feijão)
• 1 taça de gelatina

Opção 2
• Salada de alface, agrião e tomate
• 1 filé médio de peixe grelhado
• 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano
• 1 taça de gelatina

Lanche da tarde 1

Opção 1
• 1 fruta (pera, maçã, caqui ou tangerina)
• 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2
• 1 barrinha de cereais light sem chocotate (ou 1 banana seca)
• 1 xícara de chá de hibisco

Lanche da tarde 2
Opção 1
• 1 copo de leite de soja gelado batido com 1 col. (sobremesa) de farelo de aveia (ou batido com 2 ameixas-pretas)
• 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2
• 1 pote de iogurte de soja
• 1 xícara de chá de hibisco

Meia hora antes do jantar
• 1 xícara de chá de hibisco

Jantar
• Sopa funcional (receita abaixo)
• 1 fruta assada (maçã ou banana) com canela


O que tem no mercado
Se você encontrar outras marcas de chá de hisbisco, lembre-se de conferir no rótulo a espécie Hibiscus sabdariffa



Flor do Hibiscus
Hibisco orgânico à granel puro ou misturado com amora ou melissa
(pote de 40 gramas, 12 reais)
Prenda
Hibisco em sachê
(caixinha com 10 unidades, 2,60 reais)
Santa Planta
Hibisco à granel
(embalagem com 40 gramas, 3,80 reais)
A Loja do Chá
(Tee Gschwendner)
Hibisco orgânico à granel com rosa mosqueta ou com maçã, canela e amêndoa
(embalagem com 100 gramas, 30 reais)
Onde comprar o chá:
Lojas de produtos naturais, alguns supermercados e empórios.
Preços pesquisados em março de 2009


Regras básicas da dieta
• Faça seis refeições por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer.
• Mastigue bem os alimentos – é imprescindível para uma boa digestão e absorção dos nutrientes.
• Varie bastante as frutas, os legumes e as verduras para obter todos as vitaminas e os minerais que seu organismo precisa.
• Além do chá de hibisco (1 litro ou 5 xícaras por dia), beba água (no mínimo 1 litro) no intervalo das refeições.
• Não beba líquido durante as refeições.


Nesta matéria:
Perca até 4 kg em 15 dias
Cardápio fácil: 1200 calorias + chá de hibisco
As regras básicas da dieta e as opções do mercado
Modo certo de fazer o chá + ervas para acelerar a dieta
A opinião das leitoras que testaram a dieta

Modo certo de fazer o chá
Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.


+ ervas para acelerar a dieta
Cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 col. (sopa) de hibisco e...

1 col. (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética
OU 1 col. (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante OU clorela, alga com ação anti-inflamatória, vendida em tablete ou cápsula, que pode ser combinada ao chá.

Folha on line
Chá de hibisco emagrece 5kg em um mês
Bebida deve ser ingerida quatro vezes ao dia e ser aliada a dieta

Da Redação
Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar a fazer dieta. Ainda bem que uma planta pode ajudar, e muito, nesta tarefa.

O chá da flor de hibisco, combinado a uma alimentação saudável, pode eliminar até cinco quilos em apenas um mês. “A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”, explica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.

Além disso, a bebida é muito rica em flavonóides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Onde encontrar e como tomar
Para aproveitar as propriedades, consuma o chá de hibisco quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado em lojas especializadas e também em alguns supermercados.

Não há contra-indicações ou efeitos colaterais. Porém, mulheres grávidas e que amamentam devem consultar um médico. Faça também uma alimentação balanceada, como a dieta proposta pela nutricionista Roseli Ueno. “Só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar”, diz Roseli. Siga o cardápio até atingir o peso desejado.

Como fazer o chá
Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água. Ferva por cinco minutos. Depois, abafe o líquido por mais dez minutos e coe. Pode ser tomada quente ou fria.

A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, ensina a incrementar o chá. Ferva, em 1 litro de água, 5 ou 6 hibiscos desidratados, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por três minutos.

Dicas dos nutricionistas
- Evite usar muito sal. Esse tempero contribui para o corpo reter líquido. Use ervas e especiarias como orégano, salsa e alecrim.

- Não abuse de carboidratos refinados (arroz branco, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Prefira as versões integrais, que garantem saciedade por mais tempo.

- Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!

- Diferentemente do chá verde, a infusão da flor é saborosa. Tente ingeri-la sem adoçar. Não consegue? Ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.







4

Nenhum comentário: