4.23.2009

Vacina contra gripe reduz mortalidade


Vacina contra gripe reduz mortalidade
Entre os idosos imunizados, as mortes por complicações da doença caem cerca de 40%

Rio - A vacina contra a gripe em idosos reduz em 50% as complicações decorrentes do vírus, como as sinusites; em 30% as internações por pneumonia; e em 40% o número de mortes devido ao agravamento dos estados gripais. As estatísticas foram mostradas ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao lançar no Rio a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

A solenidade foi no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. As vacinas para o público acima de 60 anos começam a ser aplicadas no sábado, quando os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h. A campanha vai até 8 de maio.

ECONOMIA

“Uma internação por pneumonia custa aos cofres públicos, em média, R$ 2 mil. Já o valor da vacina é R$ 4. Diminuimos as mortes, o sofrimento e os gastos”, declarou Temporão, lembrando que há 20 milhões de idosos no País.

O ministério pretende imunizar 80% dos idosos (15,5 milhões de pessoas). Foram adquiridos 22 milhões de doses do Instituto Butantan (SP). Em todo País, serão 65 mil postos de vacinação e 241 mil profissionais envolvidos. No Rio, o destino do excedente de vacinas será definido pela Secretaria estadual de Saúde: há previsão de ir para profissionais de saúde e presidiários. A imunização deve ser feita anualmente, pois o vírus sofre mutações.

Devem evitar a vacina pessoas alérgicas a ovo, um dos elementos usados para fabricar o imunizante. Quem faz tratamento contínuo com remédios deve consultar o médico.

O evento contou com a presença dos secretários estadual e municipal de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes e Hans Dohmann, além da secretária municipal de Envelhecimento e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, atores e ex-jogadores de futebol. Primeira a receber a vacina, a atriz Léa Garcia, 70 anos, foi imunizada por Temporão. “A vacina proporciona melhor qualidade de vida e não doi”,
O Dia

Nenhum comentário: