4.23.2009

Cistos de Ovário

Dr. Elvio Floresti
Comumente as mulheres quando se submetem o exame ultrasongráfico, o laudo aparece cisto folicular, a maioria das pacientes procura o serviço pensando que estão com um cisto no ovário e depois em outra ultranografia o cisto desapareceu.


Como isto acontece?

Os ovários órgão que estão localizados na pelve feminina tem como função produzir óvulos e hormônios. Medem em média 4×2x2 cm. Estão divididos em 02 porções: cortical e medular. Na região cortical estão localizados os folículos de Graaf em media 300.000 que diminuem à medida que a mulher vai entrando na fase de menacme.

No período menstrual há o amadurecimento do folículo e liberação do óvulo, em torno do 14 dia = ovulação. No período ovulatório, ocorre os chamados cistos funcionais muitas vezes causando desconforto pélvico as pacientes. Os cistos funcionais, não são detectados na mulher no período de menopausa, nem na infância (02 parâmetros básicos). Daí os cuidados de pesquisa nestes dois extremos da vida.

Os tipos mais encontrados de cistos de ovários são:

Cistos foliculares comumente encontrados num exame ultrasongráfico, correspondente a rotura do folículo.
Cisto de corpo lúteo
Cisto dermoides em cujo interior encontramos, fios de cabelos, ossos, etc
Endometriomas
Cistoadenomas serosos
Os cistos funcionais ou foliculares não necessitam tratamento,como o proprio nome diz, são os cistos formados mensalmente pelos ovarios, que crescem ate aproximadamente 2 a 2,5 cm quando se rompem para produzir a ovulação.Mas as vezes chegam a crescer mais, ate 5 a 6 cm, quando se faz necessidade do uso de anticoncepcionais, para que ocorra a sua regressão. Os cistos serosos não regridem tendem a aumentar. Representa 30% dos cistos ovarianos atingem grandes volumes.

A diferença entre os diversos tipos de cistos, pode ser feito pelo ultra-som endovaginal [presunção] , mas a confirmaçãp definitiva é feita com o exame anatomo-patológico.

Quadro clínico:

Dor pélvica, Irregularidade menstrual, Dismenorréia e Sangramentos
Diagnostico Diferencial:

Apendicite Piossalpinge, Aderências pélvicas e Cistos inflamatórios [abcessos abdominais]
Avaliação:

Através de ultrasonografia, verificar a consistência sólida ou líquida, levar em consideração a idade da paciente, estado nutricional, descartar ascite, solicitar raio X de tórax. Sabendo-se que a ultrasonografia não distingue o aspecto maligno ou benigno somente o exame histopatológico é que dá o diagnóstico

Tratamento

Na maioria das vezes, os cistos sao funcionais e nao ha necessidade de tratamento, apenas o seguimento clínico. Lembrar sempre que o simples aparecimento de cistos ovarianos de 2 a 3 cm, nao significa a necessidade de tratamento , pois fazem parte do funcionamento normal dos ovarios.

Quando o cisto persiste, aumenta, provoca dores fortes, ou, tem sua caracteristica suspeita, ao exame ultra-sonográfico, esta indicado o tratamento, que pode ser clínico, com o uso de medicação que faça com que os ovarios entrem em repouso, como os anti-concepcionais [orais ou injetáveis], ou cirúrgico, com a remoçao preferencialmente, apenas do cisto, preservando , sempre que possivel o ovario.

No caso do cisto ser de natureza maligna, a indicaçao é da cirurgia radical, com remoção do utero, anexos [tubas e ovarios].

Nenhum comentário: