4.21.2009

Sono tranquilo e revigorante


sono tranquilo e revigorante
Recomendações simples ajudam a dormir bem todas as noites.
Mas, se o problema permanecer, é preciso procurar ajuda.

Se você aproveitou o feriado e dormiu até não poder mais para diminuir o cansaço durante a semana de trabalho, temos uma má notícia: você pode ter piorado tudo.
“É importante manter a regularidade dos horários do sono para ter uma noite tranquila. Você precisa dormir e acordar mais ou menos na mesma hora todos os dias – mesmo nos finais de semana e nos feriados”, orienta a médica Luciana Palombini, especialista em saúde do sono.

São regras simples que seguem uma máxima: “o sono é sagrado”. E por isso deve ser reverenciado e ter um templo: o seu quarto. Quarto não é lugar de trabalhar, não é lugar de estudar, nem de ver TV. Quarto é lugar de dormir (mas não se preocupe, os encontros, digamos, “íntimos” estão liberados). E de dormir com conforto. Você tem que mantê-lo sem luz excessiva, livre de ruído e com uma temperatura agradável.

Quarto precisa virar um 'templo do sono' para que você possa dormir em paz.
Além de respeitar o seu quarto, você tem que respeitar a hora de dormir. Quem tem problemas durante o sono tem que começar a relaxar algumas horas antes de ir para cama. Ou seja, nada de estimulantes à noite. Esqueça cigarro, café e refrigerantes a base de cafeína, prefira chás e leite. E evite se exercitar à noite. “A melhor hora para fazer exercícios é de manhã e à tarde”.

E, é claro, é preciso respeitar também o seu corpo. Se ele não quer dormir, não adianta ficar brigando com ele. “A pior coisa que uma pessoa com insônia pode fazer é ficar deitada na cama tentando se forçar a dormir. Isso só aumenta a ansiedade e piora tudo”.

Não importa se é no começo, no meio ou no final da noite, se passar trinta minutos e você não conseguir dormir, levante da cama”, avisa Palombini. Levante e vá fazer algo relaxante. Nada de exercícios ou filmes agitados. Procure tomar um chá, ler um livro, ouvir uma música mais calma. E só volte para a cama quando estiver pronto para dormir.

Mantenha horários regulares para dormir e acordar (inclusive fim de semana)
Nao fique na cama se não consegue pegar no sono
Evite trabalhar, estudar ou assistir televisão. Seu quarto deve ser um lugar de relaxamento.
Evite estimulantes, como cafe, exercícios físicos perto da hora de ir dormir.
Mantenha o seu quarto livre de luz, ruido excessivos e temperatura confortável.
Escolha un colchão e travesseiros adequados ao seu corpo e confortáveis.

Seguindo as recomendações acima você deve ter uma noite relaxante e acordar com energia para o novo dia. Mas se não der resultado, fique atento: pode ser hora de procurar um médico. “Se, não importa o que a pessoa faça, ela acorda sempre cansada e sonolenta pode ser um indicativa de uma doença do sono. Ela tem quer ser avaliada da maneira adequada por um médico especialista em medicina do sono”.
E não pense que é normal acordar muitas vezes durante a noite, ter insônia ou mesmo roncar. “O ronco pode ser um sinal de apneia do sono – o problema mais frequente e preocupante”,.

A apneia é uma doença que faz a pessoa simplesmente parar de respirar por alguns instantes enquanto dorme. Em alguns casos, esses “instantes” podem chegar a dois minutos sem ar. Casos fatais são extremamente raros (até hoje, só se sabe de uma pessoa que morreu de apneia do sono), mas a doença é perigosa. Além de comprometer a qualidade do sono, ela é um fator de risco importante para problemas do coração e de circulação.

Procure ter um sono tranqüilo, mas, se não der certo, procure ajuda. Afinal, para dormir bem também é preciso ter certeza que tudo está em ordem com a sua saúde

Por:Luciana Palombini
Globo.com

MAIS DICAS PARA UM BOM SONO:

Evite bebidas estimulantes à noite (tipo coca-cola, café, guaraná), bem como bebidas alcoólicas;
- Dizem q um chazinho de erva-doce ou camomila é ótimo para acalmar;
- Tome um banho morno pra relaxar;
- Procure desacelerar à noite; vá relaxando aos poucos, se preparando para o sono. Deixe para resolver os problemas do dia seguinte NO DIA SEGUINTE...;-)
- Procure ir para a cama no mesmo horário todas as noites;
- Desgrude um pouco da TV, net etc. Eles são ladrões do sono (eu q o diga..rsrsrs);
- O quarto deve estar preparado para vc dormir como um anjinho: nem quente nem frio demais; sua cama deve ser confortável, assim como os travesseiros devem ser adequados a vc; o quarto deve ser silencioso. Especialistas dizem q deve se evitar ter tv, computador etc. no quarto, pois são distrações do sono. Eles tb dizem q mesmo q vc durma com a TV ligada, a qualidade do seu sono é bem inferior;
- Não durma empanturrado, mas se estiver com fome vc vai dormir mal da mesma forma. Por experiência própria, eu já reparei q qdo como demais tenho pesadelos :S
- Eu sou contra o uso de remédios para dormir, pois normalmente deixam a pessoa grogue no dia seguinte, mas só use se algum médico te receitar, ok?

Fonte: Yahoo (perguntas e respostas)

Nenhum comentário: