4.09.2009

Quiropraxia: terapia contra dor

Técnica fisioterápica utiliza movimentos vigorosos das mãos no tratamento de problemas articulares


Vida sedentária; má postura ao andar, dormir e sentar; carregar peso de forma errada. São vários os fatores que podem provocar dores na coluna vertebral e ciáticas, hérnia de disco, tensões musculares e restrições à movimentação. Mas, sem prescrição de remédios ou cirurgias, uma técnica terapêutica manual se propõe a sanar todas essas disfunções: a fisioterapia quiropráxica ou quiropraxia.

O procedimento consiste na aplicação de manobras e manipulações vertebrais, que podem provocar ‘estalos’ nas articulações para reduzir dores e sensibilidade, melhorar movimentos e diminuir a tensão muscular.

“O foco é sempre na coluna, que sustenta o corpo e é onde têm origem as disfunções”, diz o quiropraxista Bruno Berselli Marinho, diretor da Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas (www.abrafiq.org.br). “Quando ocorre um desalinhamento no local, surgem as alterações, que causam dores diversas. A quiropraxia diagnostica e trata a dor na raiz do problema, restabelecendo os movimentos das vértebras”, complementa Bruno. Uma das maiores vantagens é a rápida recuperação. “O sintoma pode ser sanado até na primeira sessão. Mas isso varia de acordo com a gravidade do caso e com o paciente. Numa dor ciática aguda, por exemplo, podem ser necessárias de cinco a oito sessões”, explica o médico.

E apesar de a técnica utilizar, basicamente, manobras manuais, engana-se quem pensa que a quiropraxia é algum tipo de massagem. “Trata-se de uma manipulação nas articulações, não nos músculos, como ocorre nas técnicas de massagem”, explica o fisioterapeuta e quiropraxista Marcus Barros, que tem consultório em Ipanema (tel.: 2247-5974).

A atriz Luciana Barbosa, 30 anos, a Efigênia da novela ‘Paraíso’, sofre de dores de coluna desde os 25 anos, e é adepta da técnica. “Na primeira sessão de quiropraxia senti bastante alívio. E apesar de a manipulação nos pontos doloridos ser bem forte, a ponto de sentirmos todos os ossos estalando, não senti dor, saí leve do consultório”, conta.

PREVENÇÃO

POSTURA
Mantenha a postura correta ao sentar, escolha cadeiras com apoio lombar adequado e procure mudar de posição constantemente.

MOVIMENTE-SE
Quem precisa passar grande parte do dia sentado precisa se levantar e se mover em intervalos frequentes.

TRAVESSEIRO
Não deve ser nem muito firme, nem alto.

ESPORTES
Não pratique atividade física sem a orientação de um profissional.

EM FORMA
Mantenha o peso em níveis adequados ao seu perfil corporal e faça alongamentos sempre que possível.

PESO
Não levante peso quando estiver sentindo dores

O Dia

Nenhum comentário: