7.14.2009

EFICÁCIA DA VACINA CONTRA O HPV

MAIOR ESTUDO CLÍNICO SOBRE A EFICÁCIA DA VACINA CONTRA O HPV INDICA QUE CERVARIX® OFERECE MAIOR PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

A vacina com a mais ampla proteção oncogênica que protege contra os HPVs 16, 18, 31, 33 e 45, que juntos são responsáveis por mais de 80% dos casos de câncer de colo do útero registrados

O maior estudo clínico sobre a eficácia de uma vacina contra o HPV, publicado no The Lancet, considerada uma das mais importantes publicações médicas mundiais, indicou que a vacina Cervarix®, do laboratório GlaxoSmithKline / GSK, apresenta maior eficácia na proteção contra o câncer de colo do útero, atingindo os tipos de HPV mais oncogênicos, responsáveis juntos por mais de 80% dos casos de câncer. Além dos os tipos 16 e 18 contidos na vacina, responsáveis por 70% dos casos de câncer uterino, o estudo mostrou que a vacina oferece ainda proteção cruzada contra os tipos 31,33 e 45, os três tipos de vírus causadores de câncer mais comuns depois dos tipos 16 e 18.
O estudo envolveu um total de 18.644 mulheres, com idades entre 15 e 25 anos, de 14 países da Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e América do Norte.
“Os excelentes resultados do estudo confirmam a eficácia da proteção conferida pela Cervarix® contra os tipos de HPV 16 e 18. Pela primeira vez os resultados comprovam a eficácia dessa vacina contra as lesões pré-cancerosas no colo uterino associadas aos cinco tipos de vírus causadores de câncer mais comuns. É realmente uma ótima notícia para a prevenção básica do câncer de colo uterino, visto que indica que a vacina pode oferecer às mulheres mais proteção contra o câncer de colo uterino que a prevista inicialmente.”, indicou Thomas Breuer, Diretor de R&D Clínico Mundial e Diretor Médico de GSK Biologicals.
O estudo indicou que Cervarix® conferiu uma proteção de 98,1% contra as lesões pré-cancerosas no colo uterino associado ao HPV 16 ou 18.1 Contra as lesões mais graves denominadas de NIC 3+ (“neoplasia intra epitelial grau 3 ou maior”) a proteção oferecida por Cervarix® foi de 100% contra os HPV tipo 16 e 18.
Os resultados do estudo indicaram — pela primeira vez para qualquer tipo de vacina contra o câncer de colo uterino — que Cervarix® oferece proteção cruzada considerável contra as lesões pré-cancerosas no colo uterino não associadas aos tipos de HPV 16 e/ou 18. Essa eficácia adicional contra os tipos 31,33 e 45 pode conferir uma proteção aproximadamente 11 a 16% maior contra o câncer de colo do útero.
Segundo o Professor Júlio Teixeira, “Nas mulheres que nunca foram infectadas por HPV a vacina ofereceu um proteção de 87% contra as lesões pré cancerosas mais graves (NIC3+), o que representa que de cada 10 mulheres vacinadas 9 estarão protegidas contra as lesões causada pelos HPV mais associados ao câncer de colo uterino”.
O Professor Jorma Paavonen, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, principal pesquisador envolvido no estudo e autor principal da publicação, declarou: “Os resultados mostram que Cervarix® é altamente eficaz contra os tipos de vírus causadores de câncer mais comuns, e tem potencial de reduzir consideravelmente a incidência de lesões pré-cancerosas no colo uterino, o câncer de colo uterino e os procedimentos diagnósticos e cirúrgicos associados. Os resultados reafirmam a confiança na vacinação como um dos principais meios de prevenção contra o câncer de colo do útero, quando associada a exames clínicos.”
Até o presente, avacina contra o câncer do colo do útero da GSK já foi aprovada em 95 países no mundo todo, incluindo os 27 países membros da União Européia, Brasil, México, Argentina, Colombia, Panamá, Austrália, Cingapura e Filipinas. Licenças de comercialização foram submetidas em 28 países adicionais incluindo o Japão. Na Austrália, Panamá e no Reino Unido, a vacina contra o câncer do colo do útero da GSK está disponível na rede pública para vacinação em meninas.
Fonte Abifina

Nenhum comentário: