8.15.2009

ALERTA: Síndrome de Reye ( Medicamentos com ácido acetilsalicílico devem ser evitados )

Síndrome de Reye é grave e pode matar, afirmam infectologistas
Para Anvisa, medicamentos com ácido acetilsalicílico devem ser evitados.
Hoje, agência suspendeu propaganda desses remédios.

Anvisa proíbe anúncios de remédios contra gripe por tempo indeterminado Ministério da Saúde adia vacinação contra pólio por causa da nova gripe
--------------------------------------------------------------------------------
Faltam dados oficiais no país sobre o número de casos da Síndrome de Reye. No entanto, a doença que gerou um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é conhecida pelos médicos brasileiros há mais de 40 anos e pode ser fatal. O órgão do governo federal ressaltou nesta semana a indicação para que pacientes com infecções virais - como as causadas pelos vírus influenza - evitem o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico. Remédios que contêm esse princípio ativo (presente, por exemplo, na aspirina) são as maiores causas da síndrome em crianças com quadro gripal.

É importante dizer que não tem nada a ver com o uso do Tamiflu"
O alerta da Anvisa é direcionado especificamente às crianças e adolescentes, população mais exposta ao problema. Os especialistas ressaltam que a doença não tem relação apenas com os casos da nova gripe mas com todas as infecções virais.

"É importante dizer que não tem nada a ver com o uso do Tamiflu", explica o pediatra Evandro Rafael Baldacci, do Instituto da Criança, em São Paulo. "A relação da síndrome com uso do ácido acetilsalicílico em crianças com vírus como o da varicela (catapora) e o influenza se conhece desde 1968."

De alguma forma ainda desconhecida pelos médicos, a susbstância, quando entra no organismo de uma criança infectada, pode causar a alteração do nível de gordura arterial e resultar na falência das funções renais e hepáticas. O resultado costuma ser o estado de coma. "A doença era mais comum quando o
ácido acetilsalicílico era amplamente indicado, mas ainda hoje a frequência com que ela acontece não é desprezível", afirma o pediatra.

A relação da síndrome com uso do ácido acetilsalicílico em crianças com vírus como o da varicela (catapora) e o influenza se conhece desde 1968"
Segundo o infectologista Caio Rosenthal, do Hospital das Clínicas (HC), a orientação da Anvisa vem em boa hora, pois os casos de gripe se multiplicam nesta época do ano. "É uma doença grave, pode ser letal e o diagnóstico não é simples de ser feito", afirma. "É um agravo sistêmico para o qual não existe um exame específico que o aponte."

Segundo o infectologista André Lomar, do Hospital Albert Einstein, a preocupação da agência é coerente com a epidemia da nova gripe. "O melhor nesse período é usar medicamentos com parecetamol", explica.

De acordo com dados da National Reye’s Syndrome Foundation (NRSF), entidade americana que luta para divulgar a doença nos EUA, a taxa de letalidade da síndrome pode chegar a 50% dos casos. Em sua página na internet a entidade mantém orientações para casos suspeitos da nova gripe.

Nova gripe

No mesmo comunicado, a Anvisa fez o alerta para que gestantes e crianças menores de 1 ano, medicadas com o antiviral Tamiflu, sejam monitoradas por seus médicos. A medida foi bem aceita pelos infectologistas. "Não existem trabalhos científicos que sustentem a segurança do uso do medicamento em crianças, principalmente as menores de 1 ano", afirma Baldacci.

A recomendação para as gestantes com suspeita da nova gripe, diz o pediatra, é procurar um médico imediatamente para ser monitorada. "O médico vai fazer um tratamento de sustentação e, caso ela piore, é administrada a medicação", explica.

Globo.com

Nenhum comentário: