8.10.2009

Automedicação: risco à saúde

Automedicação: risco à saúde
Prática pode causar alergias, perda da eficácia de medicamentos e até aumento dos temidos efeitos colaterais

Rio - A cena é comum: na farmácia, o cliente chega, pega a cesta de compras e, como se estivesse num mercado, escolhe diversas cartelas de remédios na intensão de resolver problemas de saúde que surgiram. A questão é que nem sempre os medicamentos foram receitados pelo médico, mas indicados pelo balconista, por colegas de trabalho, pela propaganda na TV... Mas o resultado da automedicação pode ser perigoso.

Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fiocruz apontam que há, por ano, 34 mil casos de intoxicação por uso indevido de remédios, com média de 91 mortes. “O problema não está na medicação em si, mas na prática abusiva e combinações perigosas. Fora o perigo de mascarar sintomas e agravar doenças”, diz Anthony Wong, toxicologista no Hospital das Clínicas e diretor do Centro de Assistência Toxicológica, em São Paulo.

A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos, até anular eficácia de medicamentos ou potencializar efeitos colaterais. Outro risco é dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos (antidepressivos, ansiolíticos) que, tomados acima da dose, afetam sistema nervoso.

Remédios vendidos sem necessidade de receita — ácido acetil salicílico, paracetamol, dipirona e fitoterápicos — parecem inofensivos. Porém, a farmacêutica Fernanda Chalabi, da Office Lab, avisa que o uso indevido causa danos, principalmente no fígado, se tomados em excesso. “Já a aspirina tem ação anticoagulante e, se ingerida inadequadamente, pode acarretar úlcera”.

O endocrinologista Tércio Rocha ainda alerta quanto aos remédios para emagrecer — anfetaminas, laxantes e diuréticos. “Anfetaminas oferecem mais risco. Só fazem perder fome e capacidade de o organismo perder gordura. Diuréticos e laxantes só estimulam eliminação de líquidos. Aí cria-se uma falsa ideia de emagrecimento”. E até filtro solar deve ter aval médico. “A eficácia varia de pessoa para pessoa”, destaca o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Colírio errado compromete visão e saúde

Estudo do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, com 2,7 mil pacientes, mostra que 67% já fizeram uso incorreto de colírio. Vasoconstritores, muito usados para clarear vermelhidões, predispõem a catarata precoce, alterações cardíacas e aumento da pressão arterial. E o uso contínuo de antiinflamatórios, associados a corticoide e antibiótico, eleva o risco de catarata e glaucoma.

DÚVIDAS

O que fazer em caso de reação alérgica a algum medicamento?
Procurar imediatamente um posto de saúde. Não tome nenhum remédio em casa por conta própria.

Como é possível fazer o diagnóstico?
Observe se surgiram quaisquer sinais de manchas no corpo, placas, coceiras e vermelhidões, bolhas isoladas ou juntas. O ideal é fazer um diagnóstico precoce para verificar as possíveis reações alérgicas.

O que fazer em caso confirmado de alergia?
Suspender imediatamente o uso do medicamento.

Se for confirmada a alergia a algum remédio, há tratamento?
Sim. Geralmente é com uso de corticoides e outros medicamentos que diminuem reação do organismo.

Medicamentos fitoterápicos (naturais) também causam riscos?
Todos os medicamentos, sem exceção, têm efeitos colaterais e podem provocar riscos à saúde.

MISTURAS PERIGOSAS

ANTICOAGULANTE (WARFARINA) + REMÉDIO PARA CONTROLE DO COLESTEROL (SINVASTATINA)
A warfarina aumenta chances de efeitos colaterais da sinvastina, como dor muscular, e a combinação pode piorar problemas como úlceras e outros tipos de sangramento.

ANTIBIÓTICOS + ANTIÁCIDOS
Antiácido diminui até em 70% a absorção do antibiótico.

ANTIBIÓTICOS + ANTICONCEPCIONAIS
O antibiótico reduz concentrações hormonais, diminuindo eficácia da pílula.

ANSIOLÍTICOS + SEDATIVOS + ÁLCOOL
Mistura aumenta o efeito depressor do sistema nervoso, podendo causar depressão respiratória, hipotemia e falência cardiovascular.

ANALGÉSICOS + ANSIOLÍTICOS
O ansiolítico fortalece efeitos de analgésicos, podendo causar baixa no ritmo cardíaco .

NIACINA (vitamina B3) + ATORVASTATINA OU SINVASTATINA (ambos para controle do colesterol):
A mistura aumenta a chance de dores musculares e morte de células do tecido muscular.

LISINOPRIL (para controle de hipertensão) + SUPLEMENTOS DE POTÁSSIO
O uso combinado aumenta o risco de níveis elevados de potássio no sangue, podendo provocar ataques cardíacos e até a morte.

CORTICOIDES + ANTIINFLAMATÓRIOS:
Podem causar dores de estômago e maior risco de úlceras.

ANTIDEPRESSIVOS + INIBIDORES DE APETITE
Antidepressivos potencializam efeitos colaterais de remédios para emagrecer, podendo causar irritabilidade e psicoses.

O Dia

Nenhum comentário: