10.01.2009

EDUCORANTES OU ADOÇANTES: COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança dos adoçantes, qual tipo escolher e como usar. Nas prateleiras dos supermercados existe uma infinidade de marcas à disposição e é importante ressaltar que, para uma adequada escolha, é imprescindível a leitura do rótulo visando à compreensão das informações nutricionais contidas no mesmo.
Os adoçantes não elevam os níveis de glicose no sangue e normalmente não fornecem calorias. Com tantas opções de produtos "Diet" e "Ligth" é importante não só identificar as diferenças de nomenclaturas, bem como, conhecer cada um dos educorantes ou adoçantes existentes no mercado.
O termo Diet é utilizado para um alimento especialmente produzido para uma população. No caso de Diabetes Mellitos, diet é o alimento onde, normalmente, o açúcar é substituído por um adoçante. Já Light é o alimento que apresenta redução de pelo menos 25% das calorias totais ou de algum nutriente que compõe o alimento.

ADOÇANTES NATURAIS: Esteovídeo, Frutose e Sorbitol.

Esteviosídeo: extraído da planta Stévia reubadiana. É estável a altas temperaturas, possue o poder adoçante 300 vezes superior à sacarose. É associado a outros adoçantes (frutose, sorbitol, ciclamato, aspartame, sucarose, maltose, lactose) para melhorar o sabor residual.
Frutose: é mais doce que a sacarose (açúcar refinado) 173 vezes. É extraída das frutas e do mel. Fornece 4 Kcal/g e pode gerar cáries.
Sorbitol: é estável ao calor. É encontrado nas frutas e algas marinhas. Quando combinado com outros adoçantes (sacarina, aspartame, ciclamato, acessulfame-k, sorbitol) pode ser empregado na fabricação de chocolates, biscoitos, refrigerante e gomas de mascar. O uso pode provocar desconfortos intestinais.

* Atenção: Diabéticos só devem utilizar esses adoçantes com orientação do médico ou nutricionista.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS: Acessulfame-k, Aspartame, Ciclamato, Sacarina, Sucralose.

Acessulfame-K: Edulcorante artificial obtido à partir do Ácido Sulfâmico. É 130 a 200 vezes mais doce que a sacarose e possui resistência a armazenamentos prolongados e a altas temperaturas. O organismo o absorve, mas não o metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido. É utilizado nas industrias de confeitos, panificação, bebidas e produtos lácteos. Não fornece calorias.
Aspartame: não é estável a altas temperaturas. É necessário pequenas quantidades para se chegar a doçura desejada, devido ao seu alto poder adoçante. As pessoas com a doença fenilcetonúria não devem comer nem beber produtos com aspartame, já que ele contém fenilalanina. Fornece 4 Kcal/g.
Ciclamato: estável a altas temperaturas. Uma das suas características é a presença residual. Não fornece calorias. Não deve ser usado por gestantes e hipertensos.
Sacarina: devido a sua estabilidade, a sacarina pode ser usada em vários alimentos, na indústria de medicamentos e de cosméticos. Serve para adoçar tanto os alimentos frios como quentes. Estudos feitos em humanos sugerem que a sacarina não causa câncer. Porém, de acordo com uma recente pesquisa, a sacarina pode desregular o mecanismo da fome e consequentemente ser um agente pró-obesidade. Assim a recomendação é não abusar. Não deve ser usado por gestantes e hipertensos.
Sucralose: é altamente estável em temperaturas elevadas e ainda pode ser usado em qualquer produto onde é usado o açúcar, como bebidas, assados, alimentos pasteurizados, esterilizados, adoçantes de mesa. Não fornece calorias.

*Atenção: Todos esses adoçantes de baixas calorias podem ajudar tanto os diabéticos quanto as pessoas que se encontram acima do peso e almejam o emagrecimento.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DE ALGUNS ADOÇANTES EXISTENTES NO MERCADO:

Assugrin®
Porção de 0,04ml (1 gota)
Sódio 0,81
Composição: ciclamato de sódio sacarina sódica (educorantes artificiais), metiparabeno e propilparabeno (conservantes), ácido citríco (acidulante).

Doce Menor®
Porção de 0,04ml (1 gota)
Kcal 0,004
Carboidrato 0,0016
Sódio 0,7
Composição: sorbitol (educorante natural), ciclamato de sódio e sacarina e sódica (educorante artificial), educorante natural, metilparabeno e propilparabeno (conservantes), ácido cítrico (acidulante).

Finn® Aspartame
Porção de 0,8g (sachê)
Kcal 3,8
Carboidrato 0,8
Composição:lactose, aspartame ( educorante artificial), dióxido de silício (antiumectante).

Finn® Cristal
Porção de 0,14ml (3 gotas)
Kcal 0,1
* não contém quantidade significativa de proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: sorbitol (educorante natural) sacarina sódica e ciclamato de sódio (educorantes artificiais), ácido benzóico e metilparabeno (conservantes).

GOLD® Aspartame
Porção de 0,8g (sachê)
Kcal 3
Carboidrato 0,72g
Proteína 0,008g
Sódio 0,05mg
Composição: lactose, maltodextrina, aspartame e acesulfame de potásio (educorantes artificiais), dióxido de silício (antiumectante), fenilalanina.
* não contém quantidade significativa de gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar.

Linea® gota
* não contém quantidade significativa de valor energético, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: sucralose e acesulfame  k (educorantes artificiais), carboximeticelulose (espessante), ácido cítrico (acidulante), citrato de sódio (regulador de acidez), benzoato de sódio e sorbato de potássio (conservantes).

Linea® Sucralose
Porção de 0,8g (sachê)
Kcal 3,0
Composição: lactose, dióxido de silício (antiumectante), sucralose acessulfame  k (educorantes artificiais).

Magro®
* não contém quantidade significativa de valor energético, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorantes artificiais), metilparabeno e propilparabeno (conservantes), ácido cítrico (acidulante).

Sóstevia®
Porção de 1g (sachê}
Kcal 3,6
Carboidrato 0,9
Composição: lactose, maltodextrina, steviosídeo (educorante natural), benzoato de sódio (conservante).

Stévia®
Porção de 0,4ml (8 gotas)
Sódio 0,8
Composição: steviosídeo e sacarina sódica.

Stévia® Diet
Porção de 0,4ml (8gotas)
Sódio 11,5
Composição: steviosídeo, sacarina sódica, ciclamato de sódio e ciclamato de cálcio.

Stévia® Familiar Plus
Porção de 1g (pó)
Kcal 3,8
Carboidrato 0,95g
Composição: lactose, ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorantes artificiais), steviosídeo (educarante natural), dióxido de silício (antiumectante).

Stévia® Plus gota
* não contém quantidade significativa de valor energético, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorantes artificiais), steviosídeo (educorante natural), bensioato de sódio (conservante).

Stevita®
Porção de 1g (sachê)
Carboidrato 0,98g
Composição: steviosídeo (educorante natural) e lactose.

Stevita® gota
Porção de 0,4ml
* não contém quantidade significativa de valor energético, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: steviosídeo (educorante natural) e sorbato.

Stevita® Plus
Porção de 1g sachê
Kcal 3,8
Carboidrato 0,98
Composição: lactose, ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorantes artificiais), steviosídeo (educorante natural), dióxido de silício (antiumectante).

Stévita® Puro de Stévia
Porção de 1g (8 gotas)
* não contém quantidade significativa valor energético, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: steviosídeo (educorante natural) e sorbato.

Tal e Qual® Forno e Fogão
Porção de 2g (1 Col. de sopa do pó)
Kcal 7,8
Proteína 0,05
Sódio 25mg
Composição: maltodextrina, ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorantes artificiais), citrato de sódio (regulador de acidez).

União® Light
Porção de 3g (sachê)
Kcal 12
Carboidrato 3g
* não contém quantidade significativa de proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: sacarose, sucralose (educorante artificial), dióxido de silício (antiumectante).

Zero Cal®
Porção de 1g (8 gotas)
Kcal 0,007
* não contém quantidade significativa de proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
Composição: sorbitol, ciclamato de sódio e sacarina sódica (educorante artificial), ácido benzóico e metilparabeno (conservantes).

Fique atento aos rótulos e faça escolhas inteligentes!!!

Texto elaborado por:
Daiane do Carmo Correa - Graduanda em Nutrição
Mariana Braga Neves - Nutricionista
Renata Dias da Silva - Nutricionista


Fonte: Nutricio

Nenhum comentário: