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11.30.2009
Como falar bem em conversas e apresentações
Por Lucas Santos
Comunicação ou comunicador, segundo o dicionário é aquela pessoa que comunica alguma coisa para alguém, ou seja, transmite uma mensagem para um determinado público ou ouvinte. Normalmente uma mensagem é transmitida através da fala, mas sabemos que um bom comunicador utiliza suas ferramentas expressivas (corpo, voz) no processo de comunicação.
Segundo pesquisas, quando falamos utilizamos as palavras (7%), usamos o nosso corpo; gestos, aparência, face, olhos (38%) e nossa voz; tom e velocidade da fala (55%) para expressarmos nossas idéias. Ao contrário que muitas pessoas pensam, 93 % de uma comunicação não está nas palavras e sim na expressão corporal e verbal.
O falar bem em público não é um dom, é sim uma arte, e por ser uma arte pode ser aprimorada. Ninguém nasce tímido ou inibido. Ficamos tímidos ou inibidos a partir de nossas vivências e desafios. As pessoas não nascem falando! Aprendemos a falar quando crianças, e com o passar do tempo desenvolvemos nossa comunicação, enquanto uns tem dificuldades para se expressar, outros tem facilidades.
A habilidade de falar bem em conversas e apresentações será útil a todos nós em quaisquer circunstâncias: sejam em conversas entre amigos, apresentações de trabalhos escolares, para vender um produto, ou em reuniões profissionais. Enfim, é uma qualidade que sempre o ajudará a alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Certa vez, conversando com um amigo, ele me disse que o seu maior medo era de se expor em público, “Eu não consigo, as minhas pernas tremem, o meu coração acelera, eu começo a suar, me dá branco, eu sinto muito medo” disse ele apavorado. O medo é algo natural, a jogada é enfrentar o medo. O medo não irá desaparecer, mas ele pode diminuir. Gostaria de compartilhar com vocês 10 dicas, para que vocês possam enfrentar o medo, e assim falar bem em conversas e apresentações, tornando tudo divertido e descontraído. "As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."-- Provérbio japonês
1. Conhecimento – Quando falta argumento para expor uma idéia, gera medo e insegurança, por isso que a dica aqui é prepare muito bem suas apresentações. Adquira conhecimento; leia revistas, jornais e livros, assista televisão, participe de treinamentos, cursos e palestras, utilize melhor a internet. Atualize-se sempre! “Podem roubar tudo de você, mas o seu conhecimento permanecerá”. Ditado Chinês
2. Humor – Quebra gelo. O humor abre as portas para o sucesso. Mas cuidado, o humor também pode fechar muitas portas, use do bom senso. Cara feia é fome e problema, ninguém quer ficar perto de pessoas mal humoradas. Seja descontraído com as pessoas, não leve tudo muito a sério.
3. Auto Confiança – Acredite em você e no seu preparo. Se tiver um ano para se preparar, se prepare um ano. Se tiver um mês para se preparar, se prepare um mês, e assim conseqüentemente. Coloque fé em vocês mesmo, pensamento positivo
4. Entusiasmo – Dê vida para sua apresentação. O entusiasmo funciona como o combustível de sua fala, é a energia. Dê ênfase em sua comunicação se expresse com muito entusiasmo e motivação.
5. Rapport – é uma palavra francesa que significa relação. A missão do orador é fazer rapport com os diversos públicos (crianças, adultos, jovens, idosos), ou seja, criar um clima de harmonia e sintonia com os ouvintes. “O ambiente que criamos determina aquilo que produzimos”. (Mike Murdock)
6. Valorização do público – Valorize o seu público. Parabenize, elogie e prestigie o seu público, mas seja sincero!
7. Ferramentas Expressivas – Utilize com excelência suas ferramentas expressivas, é importante ser natural. Olhe para as pessoas, o olhar transmite confiança e verdade.
8. Feedback – Transforme suas críticas em feedbacks corretivos e aprenda com seus erros. O feedback é um presente que recebemos, é uma consultoria grátis. Agradeça todos os feedbacks que você receber e crie o hábito de ofertar feedbacks também.
9. Criatividade – Seja criativo para ganhar a atenção e confiança das pessoas. Utilize formas diferentes para alcançar os diversos tipos de público. A PNL (Programação Neurolinguistica) defende a idéia que existe basicamente três tipos de pessoas: Auditivos (Audição), Visuais (Visão) e Cinestésicos (tato, olfato e paladar, ou seja, as sensações). Se existem diferentes públicos é preciso diversos métodos de falar a mesma coisa.
10. Oportunidade – Aproveite todas as oportunidades para se apresentar em público, queira estar no palco e não na platéia. “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”. (Clarice Lispector)
Sucesso e Felicidades!
Lucas Santos
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