2.24.2010

Acesso da população a medicamentos essenciais vai ser facilitado


Consórcio internacional luta por melhor acesso a medicamentos essenciais
23 de fevereiro de 2010
Promover o Licenciamento Socialmente Responsável de medicamentos e incentivar o desenvolvimento de fármacos essenciais para a população mundial. Estes são os principais objetivos do consórcio Access do Pharmaceuticals (ATP), uma iniciativa internacional financiada pela Comunidade Europeia que tem a Fiocruz como um de seus principais parceiros. Nesta segunda-feira, teve início o primeiro encontro entre os integrantes da empreitada. O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, esteve entre os presentes.

O evento, que vai até o dia 24, organizado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com a participação de representantes de organizações internacionais, como a South Africa Medical Research Council (África do Sul) e a University of Neuchatel (Suíça).

Durante o encontro, serão determinados os primeiros passos para o projeto, que terá duração de três anos. Após este período, as organizações participantes deverão propor recomendações que facilitem o acesso da população a medicamentos essenciais. Diretor do CDTS/Fiocruz, Carlos Morel explica que a iniciativa atuará em três frentes de análise.

“Na primeira delas, trabalharemos com patentes e universidades visando o licenciamento socialmente responsável. Assim, a cada vez que um medicamento for desenvolvido, facilita-se a transferência da tecnologia de produção. Na segunda, estudaremos a política de propriedade industrial nas articulações entre os ambientes acadêmico e industrial. Por último, analisaremos como a propriedade industrial é tratada pelas indústrias”.

O projeto possibilitará o intercâmbio entre as organizações participantes, cuja expectativa é gerar uma análise globalizada sobre a propriedade industrial e o desenvolvimento de medicamentos.
Na próxima quarta-feira, os representantes conhecerão a sede da Fiocruz, em Manguinhos.

“Vai ser uma excelente maneira de aprender com o exemplo da Fiocruz, ver como vocês utilizam sua capacidade fabril para produzir e exportar medicamentos. A iniciativa busca a colaboração entre organizações que fazem a diferença por suas políticas públicas de saúde, o que é o caso da Fiocruz”, lembrou Harry Thangaraj, representante da University of London.

Uma visita às instalações de Farmanguinhos, em Jacarepaguá, também está nos planos. Diretor da unidade, Hayne Felipe da Silva espera que o Instituto possa colaborar com o Access do Pharmaceuticals.”Isso é muito importante, porque nosso sistema de saúde ainda apresenta falhas no acesso a medicamentos.Esperamos estar aptos a nos movimentar mais, sempre no sentido de ampliar este acesso à população”.
Fonte: Farmanguinhos

Nenhum comentário: