3.09.2010

Bebe e o Sono.




Até os dois meses de idade o bebê dorme em média 20 horas por dia. Coisa da natureza, que sabe da importância do sono no desenvolvimento e maturação do bebê. É durante o sono que a assimilação do que foi vivido durante a vigília se concretiza e os hormônios de crescimento são liberados em maior intensidade, por isso, um sono tranqüilo é indispensável à manutenção da saúde física e mental da criança.

O lugar onde o bebê dorme deve ser arejado, claro durante o dia e escuro a noite. Nada de manter as cortinas fechadas durante o dia. O bebê está em pleno processo de aprendizagem, por isso é importante que se faça separação entre o dia e a noite. Roupas confortáveis, canções de ninar e a certeza de que em caso de necessidade será atendido, são fatores que contribuem para um repouso eficaz.

Sabendo que o natural é que o bebê durma bem, podemos avaliar se há algo errado com ele observando a quantidade e qualidade do seu sono. Bebê que passa a noite inteira chorando não está bem. Isso não quer dizer que ele esteja doente, nem com fome, nem com a fralda molhada, nem com cólicas. Pode ser que ele esteja apenas inseguro, sentindo saudade do aconchego do útero materno e que precise ser acolhido nos braços e envolvido no abraço de um adulto amigo. O bebê reflete o ambiente em que vive. Se as pessoas que se ocupam dele estão ansiosas, cansadas e indispostas, o pequeno vai sentir e ressentir-se disso.

Uma coisa muito importante a ser observada e respeitada é o sono REM do bebê. REM é a abreviação de "rotative-eyes-movment" que quer dizer "movimento rotativo dos olhos".

O sono REM, que todo nós temos, é muito freqüente nos recém-nascidos. Quanto menor é o bebê, mais rápidos e mais freqüentes são seus sonos REM. Conforme o bebê vai crescendo, o soninho REM dele fica mais longo e ocorre em intervalos maiores.

O sono REM do bebê, assim como o nosso, é sagrado, pois é durante o sono REM que o bebê elabora todos os acontecimentos que viveu. É muito importante que elezinho complete o ciclo de sono REM, para elaborar suas experiências e seus desconfortos, acordando novinho em folha e feliz, pronto pra vida!

É claro que todo o sono do pequeno deve ser respeitado. Porém, o sono REM requer mais atenção ainda, pois qualquer interferência no bebê quando ele está em pleno sono REM, pode afetá-lo. Quando despertado ou perturbado durante o sono REM o bebê fica extremamente irritado (aliás, nós adultos também) e com toda razão.

Atenção: muitas vezes o bebezinho está em sono REM com os olhinhos abertos ou semicerrados, fazendo caretinhas e até rindo, e a gente se engana pensando que ele está acordado. Aí a gente pega ele... e pronto ele acorda pê da vida e fica irritadiço durante todo o tempo que se segue. Muito cuidado portanto. Respeite o sono do bebê para ele respeitar o seu!

Assim, não pegue o bebê se ele estiver em sono REM. Caso ele esteja no seu colo, fique com ele até o sono REM terminar - não dura muito, é coisa de 2 ou 3 minutos. Quando passar a fase REM, coloque-o no berço delicadamente que ele continuará dormindo.

A Cegonha


                                  MEU BEBÊ ISABELLA BRANDÃO
Como deverá ser a rotina do sono do bebê é o que muitos se perguntam, devido alguns nenês trocarem o dia pela noite e esta situação pode ser desgastante para os pais e a melhor forma de corrigir este hábito, é tentar mantê-lo acordado durante o dia pelo tempo máximo que conseguir. Desta forma o pequeno vai acumulando o sono o que o fará dormir mais tranquilo á noite.

Esta adptação pode levar alguns dias e devido a isto, exige-se paciência dos pais. Muitos bebês dormem até 22 horas por dia e não acordam para mamar e neste caso, os pais devem acordá-lo, pois ele precisa do leite materno para suprir as suas necessidades e ganhar o peso certo em cada mês.

Não Deixe o Bebê Trocar o Dia pela Noite

Os bebês dormem muito nos primeiros meses de vida. O bebê pode chegar a dormir de 15 a 21 horas e acordar somente para mamar e tomar banho.

No entanto, ao ir crescendo as horas de sono vão diminuindo, porém seu tempo de sono continua sendo maior do que uma pessoa adulta.

Só que alguns bebês trocam o dia pela noite, dormem demais durante o dia e a noite fica acordo durante muito tempo.

Mas, isso pode ser revertido. Como?

Dando ao bebê a noção de dia e noite. Confira como fazer isso:

Durante o dia, deixe o bebê em lugares claros, as janelas devem ficar abertas.

Você poderá levá-lo para passear.

Brinque e converse com ele.

Ao anoitecer, deixe as luzes apagadas, procure manter o silêncio.

Você também poderá cantar baixinho para acalmá-lo.

Mas saiba que pequenos cochilos durante o dia são fundamentais para o bom desenvolvimento do bebê.


Para acordá-lo mexa em seus pezinhos, mãozinhas ou até mesmo retire algumas peças de roupas, para que o bebê sinta um pouco de frio e mame. O bebê precisa do sono, mas se o seu nenê não dorme e só chora, ele pode estar incomodado com alguma coisa que deve ser investigada como: fralda suja, cólica, o peito não tem leite suficiente para suprir a fome, frio ou calor.

É Preciso Acordar o Bebê para Amamentar?

Muitos bebês dormem muito e não acordam a cada duas ou três horas para mamar, e devido a esta situação muitos pais ficam confusos se é preciso acordar acordar o bebê para amamentar. È normal o bebê dormir até 22 horas em um dia, mas se o recém-nascido não acordar para mamar, o ideal é que ele seja acordado.

Pois alguns bebês ficam fora do peso normal, por não mamar na hora e a quantidade certa. Se o bebê insistir em dormir, vá balançando em seus pezinhos, vá tirando parte da roupinha para ver se ele desperta do sono. O ideal é mesmo que os bebês mamem e sejam trocados em intervalos de 2 a 3 horas.

Para o seu bebê se tornar uma criança saudável, é preciso que ele seja amamentado de maneira correta e a maneira de saber se ele está bem, é a frequência da evacuação e urina, ou seja várias vezes ao dia. Sempre acorde o seu pequeno para amamentar, pois isto garante uma boa saúde para ele e um ótimo desenvolvimento para o seu corpinho!

Conheça os Ritmos do Sono do seu Bebê

Todas as mães precisam conhecer bem o ritmo de sono do seu nenê, porém, nem sempre é fácil compreender, então, note as situações mais propensas a ocorrer durante o período de descanso da criança nesta fase:

Os bebês passam em média 21 horas diárias dormindo, o que demonstra que ele é saudável propiciando um desenvolvimento regular do seu organismo.

No entanto, cada criança possui uma necessidade, o que significa que cada um vai descansar de maneira peculiar que podem ser definidas das seguintes maneiras: alguns dormem o tempo todo, sendo preciso acordá-los até para se alimentar, enquanto outros dormem pouco, a intervalos bastante irregulares. Indiferente da sua situação, sua exclusiva preocupação será a de permitir que fique bem confortável, para que desfrute ao máximo o momento de repouso.

As roupas devem ser confortáveis, ou seja, as mães devem vesti-los adequadamente conforme o clima das estações, evite deixar o bebê irritado, chorando de fome por muito tempo ou com sensações dolorosas e desagradáveis.

Procure mudar a posição da criança no berço algumas vezes para diminuir a fadiga muscular que a permanência numa mesma posição acarreta.

Troque suas fraldas com frequência necessária, para que se sinta limpo e confortável. Desamasse bem os lençóis do berço ou carrinho para que dobras não machuquem seu corpinho ainda delicado e não se esqueça de fazê-lo arrotar, antes de deitá-lo.

Muitos pensam que os ruídos e claridade atrapalham o sono da criancinha, mas,desde que não sejam em excesso, não perturbam o seu sono.

A noite, se o bebê dorme em quarto separado, deixe sempre as portas entreabertas.

Você terá êxito com o seu filho se seguir essas simples orientações!


Fonte: Cuidar do Bebe

Nenhum comentário: