3.10.2010

Doenças do coração e o estresse


Pessoas pessimistas têm mais chances de sofrerem doenças cardíacas

Os indivíduos reagem de maneiras diferentes ao mesmo estímulo. Dessa forma, a paixão de um pode ser causa da ansiedade de outro. A habilidade para tolerar problemas também depende da personalidade, das experiências anteriores, da educação e da cultura individual. As pessoas pessimistas vivem sofrendo por problemas que ainda nem aconteceram e que também podem nem vir a ocorrer. Quando elas imaginam acontecendo o pior, elas estimulam aquele complexo sistema nervoso e humoral e a freqüência cardíaca, assim como a pressão arterial ficam elevadas . Isso acontecendo continuamente, pode levar a uma crise hipertensiva, uma arritmia ou mesmo um infarto. Esse sistema continuamente estimulado pode levar a inquietação, fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, tensão muscular, alteração do sono, ansiedade, que eventualmente pode evoluir para a depressão. Cai a resistência a doenças, o que pode levar até a morte. Portanto faz mal para todo o organismo.


Combate ao estresse

1. Desenvolva o autocontrole – o segredo é enfrentar os problemas do cotidiano sem se envolver emocionalmente com eles. A ansiedade para agir ajuda, mas somente até certo ponto. Depois se torna cada vez mais prejudicial. Crie em torno de si uma barreira psicológica para se proteger das agressões corriqueiras, como as cobranças sociais ou aquelas próprias de sua personalidade.

2. Analise e identifique os agentes estressores modificáveis - faça periódicamente uma revisao das coisas do dia a dia que são irritantes e que podem ser modificadas. Ex.:ruído do celular, tipo de musica, etc.

3. Analise e identifique os agentes estressores não modificáveis – e se você não pode alterá-los, o problema já está por si só resolvido. A sua angustia não vai interferir na evolução, portanto, não se preocupe,tudo na vida passa, independentemente de nossas preocupações. Aliás, em geral passa mais rapidamente e facilmente quando não nos preocupamos.

4. Não tenha pressa – use o tempo adequadamente e com inteligência.

5. Faça agenda do dia – programa-se de forma adequada, com tempo suficiente para cada tarefa, não faça duas coisas que exigem atenção ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: