3.25.2010

DIETAS E O EFEITO SANFONA



Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não agüenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado.

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando emagrecer, ou seja, sonham com um corpo escultural e fazem milhões de dietas para conseguir o seu objetivo. Só que muitas vezes não pensam na saúde, pagando qualquer preço para ter apenas um corpo bonito.

Isso porque a pessoa não muda seus hábitos alimentares inadequados e acaba retornando ao seu peso. Após tantas oscilações de peso, o organismo acaba criando maior resistência a emagrecer e manter o peso desejado se torna cada vez mais difícil.

Para que isso não aconteça, é preciso incorporar certos hábitos alimentares porque ninguém consegue passar a vida inteira fazendo dietas, comendo só sopas, só frutas ou tomando medicamentos.

Mas por que ocorre o efeito sanfona?

As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.

O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.

Como o cérebro tende a manter o maior peso adquirido é preciso manter o mesmo peso por um tempo relevante para que o organismo se adapte a esse novo peso.

As pessoas devem se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério e que deve ser tratado de forma equilibrada e consciente, respeitando o corpo e suas necessidades.

O efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.

Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que exerçam suas funções corretamente.

Tenha bons hábitos alimentares e pratique atividade física regularmente. Assim, você mantém o peso desejado por toda a vida.

Por Milena Lima

Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que a perda de 10% ou mais do peso corporal provoca uma mudança importante no organismo. Quando se emagrece, ocorre uma queda nos níveis de leptina no sangue, o que prejudica a produção de enzimas e hormônios. Essa baixa interfere em diversas reações comandadas pelo sistema nervoso central, acarretando uma espécie de desequilíbrio no organismo.

Com a interpretação de que algo errado está acontecendo, automaticamente, o corpo diminui até 30% do seu gasto calórico, como forma de autoproteção.Essa pesquisa mostra que, depois da redução do peso, a pessoa fica com o metabolismo mais lento, o que dificulta manter o valor atingido.

Esse e outros estudos avaliam os motivos pelos quais é tão complicado não engordar novamente quando o regime acaba. Enquanto os norte-americanos que realizaram esta pesquisa não desenvolvem um tratamento que possa controlar esse desequilíbrio, é preciso tomar alguns outros cuidados para evitar o efeito sanfona. (Evite o efeito sanfona com a reeducação alimentar.




Diga adeus ao efeito sanfona

Para se perder de vez os quilos que tanto incomoda é preciso adotar hábitos nada convencionais, já que estes nunca funcionaram. Tanto alimentares como de costumes. Boas dicas que nunca falham se seguidas a rigor são:

Tenha certeza que quer perder peso: se quer entra naquela calça 38/40, sentir-se mais atraente fixe-se no objetivo e cada vez que pensar em cair em tentação lembre-se dele;

Leve seu projeto à sério: aprenda a comer melhor e moderadamente, faça exercícios e combata a ansiedade que é o que faz comer compulsivamente. Tome ansioliticos naturais;

Não espere soluções imediatas: primeiro corte um doce, depois troque carnes e frituras por grelhados. Por certo o corpo se adaptará devagar;

Não se iluda com mudanças radicais de cardápios: um menu especial até funciona, mas requer o dobro de sacrifício, mas quando volta a comer normalmente as chances de recuperar o peso antigo é muito grande. Opte então pela reeducação alimentar com itens que já fazem parte de seu cardápio;

Se não conseguir emagrecer só, peça ajuda: apoio sempre é bom. Peça orientação de um nutricionista ou siga um programa de reeducação alimentar, pelo menos no início.


A nutricionista Daniela Silveira dá algumas dicas para você conseguir manter o peso de forma prática e saudável:

1- Saiba distinguir sua massa corporal
"Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular", afirma Daniela. Por esse motivo, é importante saber o que é massa gorda e o que é massa magra na constituição corporal, para não ter a falsa ilusão de estar mais gordo ou mais magro.

2- Controle a porcentagem do seu peso
Com as particularidades de cada caso, em geral, é indicado que a pessoa não perca mais de 10% do seu peso ao mês, para que o regime não seja descontrolado.

3- Não faça dietas milagrosas
Evite fazer regimes muito restritos ou monótonos. Segundo a nutricionista, depois que o peso ideal é atingido, geralmente a pessoa volta a comer, sem controle, tudo o que não comeu durante a dieta.

4- Encare o regime como reeducação alimentar
É essencial transformar o regime em uma reeducação alimentar integrada com atividade física. Assim, depois que ele acabar, a pessoa terá aprendido a comer, sem pular refeições e ainda terá prazer em praticar exercícios.

5- Não tome remédios sem recomendação
Só tome remédio se for indicado por um profissional. "O medicamento serve para diminuir a fome do paciente e, se ele não faz a dieta conforme orientação, quando pára de tomar o remédio volta a ter fome normal e engorda tudo de novo" finaliza a nutricionista.

Vale lembrar que antes de resolver fazer um regime, é importante ter o acompanhamento de um profissional.

O que você realmente faz para emagrecer? Procurar jeitos milagrosos não resolve o problema. A melhor forma de perder peso definitivamente é por meio de de uma alimentação balanceada.



Dietas milagrosas provocam efeito sanfona

Sanfona ou ioiô é o efeito produzido em pessoas que perdem e ganham peso com dietas em um curto espaço de tempo. Associada ou não a atividade física e a medicamentos, os nutricionistas consideram que o efeito trata-se de um ciclismo de peso freqüente na sociedade urbana moderna. Segundo a nutricionista Janaína Valéria o efeito pode inclusive levar a pessoa a obesidade. “O efeito provoca um aumento tanto na quantidade quanto o tamanho das células adiposas, que são as células de gordura”, informa.



O sonho de emagrecer em busca do corpo escultural faz com que muitas pessoas passem a vida inteira fazendo milhões de dietas para conseguir seu objetivo. No entanto a maioria muda a alimentação por conta própria, sem orientação nutricional. E é por não se preocuparem com a saúde que muitas vezes pagam um preço caro para ter um corpo bonito.

A estudante Andressa Pires conta que para perder peso se arriscava em dietas conhecidas como milagrosas. “Eu já tentei vários tipos de dietas. A última que fiz era a base de sopas, mas sempre voltava a engordar. Eu enjoava da dieta e a minha fome aumentava, aí eu comia tudo em dobro”, conta a estudante.

Hoje na mídia existem diversos tipos de dietas que garantem a todo custo o corpo perfeito. Dieta da lua, da sopa, das proteínas, além de medicamento que auxiliam nesta conquista como laxantes e diuréticos.



De acordo com a nutricionista Janaina Valéria estas dietas fazem com que o individuo não resista as tentações do paladar.

“As pessoas geralmente procuram meios mais rápidos para emagrecer, ou seja, com dietas restritivas ao invés de mudança para um hábito alimentar saudável.

Durante esse período de restrição o organismo lança mão de defesas, pois para ele esse período indica que vai morrer de fome, para que isso não acabe em morte, o cérebro manda avisos para que haja um consumo maior de alimentos. Por isso as pessoas tendem a ganhar peso novamente”, explica a nutricionista.

Estudo publicado em 2007 no “American Journal of Epidemiology” apresentou relação entre os riscos de câncer renal ao efeito sanfona em mulheres na pós-menopausa. A nutricionista Janaína Valéria afirma que existem estudos recentes que relacionam o efeito a outros riscos para a saúde. “Em virtude da mudança fisiológica e no metabolismo rapidamente, estudos tem demonstrado que há redução no sistema imunológico, levando a problemas relacionados a doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado, e ou triglicérides”.

Nenhum comentário: