3.01.2010

Osteoporose atingem cada vez mais homens




Doença ainda está subdiagnosticada em pessoas do sexo masculino - A incidência de osteoporose está crescendo no mundo inteiro em proporções epidêmicas, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.


No Brasil, já atinge mais de 10 milhões de pessoas. Porém, apenas um terço dos portadores tem o diagnóstico clínico. O restante não sabe que corre perigo de fratura. Estima-se em um milhão a incidência anual de fraturas decorrentes da osteoporose.


Destas, 250 mil são de quadril, o tipo mais grave pelo alto risco de incapacidade e morte por complicações. Muito conhecida entre as mulheres,a doença está atingindo cada vez mais homens.


Segundo o National Osteoporosis Foundation (EUA), nos Estados Unidos dois milhões de homens estão com osteoporose e outros 12 milhões já apresentam risco para a doença. Apesar da grande incidência em homens, a osteoporose em pessoas do sexo masculino ainda está subdiagnosticada.


Fatores como: o sedentarismo, o hábito de fumar, a hereditariedade e o baixo consumo de alimentos fontes de cálcio estão associados ao aumento do risco de osteoporose em homens, informa o órgão americano NOF.


A nutricionista Ana Beatriz Barrella, profissional da consultoria RG Nutri (SP), recomenda como medida preventiva à saúde dos ossos o consumo adequado de alimentos fonte de cálcio diariamente. “Homens com menos de 50 anos apresentam uma necessidade de 1.000 mg de cálcio por dia, e para os homens com 50 anos ou mais, esta necessidade sobre para 1.200 mg por dia” diz a nutricionista.


Uma das principais fontes de cálcio é o leite e para atingir as necessidades deste nutriente um homem deve consumir de quatro a cinco copos de 200 ml por dia, que podem ser no café da manhã e nos lanches da tarde.
Fonte:NutriçãoSadia

Nenhum comentário: