2.28.2010

Queda de cabelos

Poluição do ar e da água também causa queda de cabelos
Calvície afeta 50% dos homens e 20% das mulheres


Rio - Um dos maiores medos masculinos, a calvície faz muita gente ‘perder a cabeça’. O problema é comum — atinge 50% dos homens com menos de 50 anos de idade e cerca de 20% das mulheres em idade fértil. Além de genética, estresse, cigarro e má alimentação, a poluição das cidades grandes também é inimiga.


Rui é famoso por sua careca Foto: Agência O DiaSegundo o dermatologista Ademir Júnior, a poluição do ar e da água faz com que o organismo produza radicais livres, substâncias químicas que aceleram o envelhecimento e causam mutações nas células do corpo, inclusive no couro cabeludo. Essas alterações fazem com que a raiz capilar se torne mais sujeita a inflamações, prejudicando o crescimento dos cabelos e provocando quedas.

“Muitas pessoas acreditam que lavar os cabelos todos os dias pode atrapalhar o crescimento do fio. Isso é um mito. Não fazer a higienização diária dos cabelos pode até acentuar a queda”, afirma o especialista.

De acordo com Ademir, a poluição associada ao estresse, tabagismo e má alimentação criam um ambiente propício para o desenvolvimento da calvície. O profissional explica que as substâncias e hormônios produzidos pelo organismo exposto a esses danos diminuem as atividades das células do couro cabelo, atrapalhando o crescimento dos fios.

COMECE LOGO O TRATAMENTO

Mas não precisa arrancar os cabelos: segundo especialistas, quanto mais cedo o problema for tratado, maiores são as chances de retardar a queda. “Alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos regulares ajudam a prevenir o problema. Essas atividades fazem com que o corpo produza artifícios capazes de combater as substâncias malignas”, diz.

A dermatologista Mônica Linhares explica que, além dos fatores externos, a genética é uma das principais responsáveis pela calvície — 54% dos casos em homens e 20% em mulheres. Ela ressalta que o uso de medicamentos e a baixa imunidade também podem causar o problema.

“É bom investir em alimentos ricos em proteínas e vegetais de cor verde-escura. Eles ajudam a manter os fios e fortalecem as células. Também é bom utilizar cremes nutritivos para hidratar os cabelos”, aconselha a especialista.

O publicitário André Soares, 28, aprendeu a conviver com o problema há dez anos. “Meu cabelo estava diminuindo e isso me incomodou”. Já o locutor da Rádio FM O Dia, Fernando Ribeiro (foto), 41, disfarça: “Não tenho problemas com isso, levo numa boa.”

Sintomas começam na juventude

Não pense que a calvície é problema só dos homens de meia idade. Segundo a Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, 80% dos homens desenvolvem a calvície entre 24 e 26 anos de idade, 15% apresentam sintomas aos 17, e somente 5% depois dos 30.

“Quanto mais cedo o transtorno for diagnosticado, melhor será para a autoestima, pois o problema pode ser adiado. Um dos tratamentos mais eficazes é com a fenasterina, um comprimido que deve ser tomado uma vez ao dia”, orienta Mônica, ressaltando que o remédio só pode ser indicado por médicos.

CUIDE-SE

NA REDE PÚBLICA
O dermatologista é o profissional mais indicado para cuidar do problema. O tratamento gratuito pode ser encontrado em postos de saúde municipais. Agende uma consulta pelo Telesaúde no telefone (21) 3523-4025.

RECEITA PREVENTIVA
Para hidratar os fios e reduzir o estresse do couro cabeludo, derreta 50 gramas de chocolate meio amargo e misture com meia xícara de iogurte desnatado ou leite integral. Espere a mistura ficar morna e aplique nos cabelos. Deixe agir por 12 minutos. A máscara pode ser aplicada duas vezes por semana.

Se preferir, você pode substituir o leite ou o iogurte desnatado por óleo de abacate ou de amêndoas, que tem propriedades anti-envelhecimento e ajuda a hidratar profundamente os fios.

POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: