3.02.2010

Personalidade de quem mente demais!


Todos nós mentimos, seja para evitar alguma coisa, por medo, por não desejar perder uma pessoa, ou por qualquer outro motivo, mas mentimos.

Mentir é um hábito muito comum entre as pessoas que começa desde criança esse ato, uma maneira muitas vezes de se livrar de algo que fez mesmo que seja algo bobo acaba preferindo esconder e mentir. Não devemos ter medo de assumir uma atitude.

Mas mentir nos traz problemas, e o principal causado pela mentira esta ligado diretamente à sua credibilidade, já que todo mundo vai questionar suas palavras dali para frente, achando que tem algo falso ali no meio.

A pessoa que engana outras pessoas deve estar preparado, pois quando for descoberto, vai ter de enfrentar a desconfiança mesmo quando estiver falando a verdade.

Quando vira mania esse comportamento, ai quando menos espera esta mentindo. Quando menos espera menti, quando se é culpado é um ótimo sinal de que está na hora de mudar e abandonar o hábito de mentir ou até mesmo de inventar histórias. Uma mentira sempre gera outra mentira e surgem novas confusões e novas histórias falsas.

E para reverter esse tipo de situação é preciso de muita coragem para voltar a trás e segurar a sinceridade, sendo o primeiro passo para ganhar a confiança das pessoas e acabar com o hábito de criar histórias pra se livrar dos próprios erros.

Consertar uma mentira não é nada fácil sendo que aquele que deseja consertar já perdeu o crédito ao ter sido pego, a única opção é confiar no tempo deixar que as pessoas vejam que mudou, mas isso leva tempo.


E para mudar o habito de mentir não deve esperar que aconteça alguma confusão o comportamento vira uma mania quando você menos espera. A culpa é um ótimo sinal de que está na hora de mudar, abandonando o hábito de inventar historinhas.

“Infelizmente algumas pessoas fazem da mentira um hábito e se acostumam com isso. Quando a culpa aparece, é sinal de que o hábito está gerando desconforto, e esse é grande sinal que já passou da hora de parar de mentir.

Mais um problema de mentir, é que ela nunca esta sozinha, tem a necessidade que outras historias para que continue a viver. Pois é certo que uma mentira sempre precisa de outra e de outra para que ninguém desconfie da veracidade da história.

E não pense que isso é coisa de gente mau caráter.

Pense e se lembre que desde cedo, há situações em que fica difícil dizer a verdade, sob ameaça de castigos caso você fale tudo o que pensa. “Moldamos nossas palavras de acordo com aquilo que os outros querem ouvir na tentativa de combater a rejeição e corresponder ao que os outros esperam.

E para voltar atrás em uma mentira vai precisar de muita coragem e sinceridade. E esse é somente o primeiro passo para começar a ganhar novamente a confiança das pessoas de volta e acabar com o hábito de criar histórias para se livrar dos próprios erros.

É difícil consertar uma mentira, pois aquele que deseja consertar já perdeu o crédito ao ter sido pego. As pessoas devem perceber que se arrependeu e principalmente que você se transformou verdadeiramente.

Existem pessoas que acreditam que existe a mentira saudável ou do bem, mas isso não existe, e o melhor que você faz é esquecer, e não mentir. E os terapeutas dizem que todas as mentiras são prejudiciais para a imagem de uma pessoa e, em contrapartida, podem fazer mal para outras. Toda mentira enfraquece o caráter, fazendo uma pessoa ficar desacreditando de si própria, afinal ela não tem condições de sustentar as próprias idéias, e necessita mentir.

Não deve deixar as coisas passarem dos limites e chegar ao ponto que consegue ficar alguns minutos sem inventar uma nova história. Essa atitude pode ser causada por sérios problemas emocionais e precisa do acompanhamento de um especialista. Se acontecer de precisar mentir como uma forma de defesa, exemplo mentir para evitar ser julgado ou agredido, isso é justificável no aspecto psicológico.

Mas algumas pessoas mentem sem necessidade ou motivo o tempo todo. Nesses casos é necessário a ajuda e orientação de um especialista no assunto, pois, essa atitude é característica de pessoas com a auto-confiança destruída totalmente.

Nenhum comentário: