3.05.2010

Camisinha para meninos entre 12 e 14 anos


Suíça vai lançar camisinha menor, para meninos entre 12 e 14 anos

Apelidado de "hotshot", o preservativo tem 4,5cm de diâmetro

O assunto entre os adolescentes da Suíça é a “hotshot”. Assim foi batizada a camisinha para meninos de 12 a 14 anos que o governo daquele país decidiu colocar a venda após constatar que os preservativos normais não protegiam de forma eficiente essa faixa de idade. A novidade tem 4,5 cm de diâmetro, em vez dos 5,2 de uma camisinha normal, embora ambas tenham um comprimento similar, de 19 cm.

A pesquisa em que se baseou o governo foi feita pela Comissão Federal para Infância e Juventude da Suíça, que entrevistou 1.480 jovens entre 10 e 20 anos. O resultado indicou que os adolescentes entre 12 e 14 anos de hoje mantêm mais relações sexuais do que se observava nos anos 90.

A conclusão se somou a outro estudo, da Universidade da Basiléia, que apontou para o fato de que meninos e meninas nessa faixa de idade não têm informação suficiente sobre o uso de preservativos, nem compreendem perfeitamente as consequências do ato sexual. Além disso, esses jovens faziam um uso inadequado do preservativo regular.

O governo, então, decidiu lançar as “hotshots”, para tentar aumentar a prevenção nesta faixa etária, ainda que a idade legal para se manter relações sexuais consentidas na Suíça seja de 16 anos (no Brasil, em geral, é de 14 anos).

iG São Paulo

Comentario:
A boa intenção pode surtir efeito contrário na Suíça. Se homens adultos já têm dificuldade com o tamanho da camisinha, como mostrou um estudo americano, imaginem os adolescentes… Não consigo visualizar um menino de 12 ou 14 anos à vontade pedindo uma camisinha extrapequena na farmácia. Será?

Nenhum comentário: