3.31.2010

Você se sente mal humorado? Talvez a sua solução seja água!



quarta-feira, 31 de março de 2010
A desidratação tem sido conhecida por comprometer o desempenho físico. Agora, um novo estudo fornece indícios sobre os efeitos da desidratação leve em atletas jovens e possivelmente na vida das pessoas ocupadas em se lembrarem de consumirem água diariamente. O estudo foi realizado pelo Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) nos Estados Unidos.

O estudo acrescenta uma nova área de investigação relativamente nova e foi publicado recentemente na Perceptual and Motor Skills. Atletas geralmente perdem entre 2 e 4 por cento do seu peso corporal durante a prática de atividade física. Os pesquisadores queriam investigar os efeitos da desidratação sobre possíveis alterações do humor.

Cerca de 30 homens e mulheres estudantes da Universidade Tufts, com uma idade média de 20 anos, participaram do estudo. Um grupo foi submetido a um quadro de desidratação, não sendo ofertado a eles qualquer líquido durante a atividade física. Enquanto outro grupo controle recebeu água durante toda a atividade física.

Os participantes foram pesados antes e depois da atividade física visando avaliar a perda de água corporal. Após a atividade física, os participantes foram submetidos a testes cognitivos, incluindo testes de memória de curto prazo e escalas de humor, entre outros. Os pesquisadores concluiram que a desidratação foi associada a um maior percentual de humor negativo, incluindo fadiga e confusão em relação ao grupo hidratado.

O grau de desidratação considerada leve (perda entre 1% e 2%) que alguns atletas apresentaram, pode ser comparada à desidratação que ocorrem na vida diária de pessoas não praticantes de atividade física e que não ingerem quantidades suficientes de água, de acordo com os autores.

A ARS é uma investigação científica intramural realizada pela agência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

NutriçãoSadia

Nenhum comentário: