3.30.2010

Obesidade infantil e cuidados na páscoa


Lição contra obesidade infantil
Escolas adotam medidas rígidas devido ao mal que atinge índice alarmante e faz criança ter doenças de adulto

A obesidade infantil atingiu o maior índice de todos os tempos, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Dependendo da faixa etária, varia de 12% a 17% o percentual de crianças obesas no Brasil. Com isso, cada vez mais os pequenos desenvolvem doenças de gente grande: colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2. Cientes disto, várias escolas estão entrando na luta contra o problema. Além de abordar o assunto em sala de aula, algumas tomam medidas enérgicas: ‘banir’ lancheiras e elaborar listas de alimentos cujo consumo é proibido.

No lanche da Escola Mopi, alimentos que fazem mal não têm vez. O cardápio é elaborado por nutricionistas e lancheiras não são permitidas | Foto: Agência O DiaA Escola Mopi, na Barra, por exemplo, não tem cantina e nem permite que o aluno leve lanche de casa. Lá, o cardápio é elaborado por uma nutricionista. Além disso, estudantes acima do peso passam por orientação nutricional. Foi o caso de Sofia Hipolito Saboya, 9 anos. “Foi a primeira dieta dela. A escola melhorou sua auto-estima”, comemora a mãe, Ana Paula, 43, cuja outra filha, Paula, 7, também é da Mopi.

No Núcleo Educacional Infantil Passo a Passo, em Copacabana e na Gávea, o cardápio também é feito por nutricionistas. Mas, para pais que preferem que o filho leve lanche de casa, há lista de itens proibidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, frituras, refrigerantes e doces, entre outros. “Incentivamos que a criança coma frutas e lanches mais caseiros. Há uma cultura de valorização dos produtos industrializados. O que deve ser feito é um trabalho de conscientização”, explica a coordenadora, Isabela Cazes.

Segundo Bruno Geloneze, vice-presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, o problema se deve a dois fatores: as famílias têm consumido mais alimentos calóricos e diminuído a prática de atividades físicas. “Há grande ingestão de alimentos com gordura trans e refrigerantes com açúcar, mais baratos. E, com a falta de segurança, crianças brincam menos na rua, correm menos, e se relacionam mais com TV e computador”, diz.

DIA DA FRUTA

Tanto na Passo a Passo quanto na Mopi há o ‘Dia da Fruta’: uma vez por semana, cada aluno leva uma fruta para uma divertida degustação. Para tornar sedutora a comida, a nutricionista da Mopi, Viviane Nogueira, usa métodos que estimulam brincadeiras e o ego das crianças. “Elas comem juntas e aprendem a montar seu próprio sanduíche da forma mais colorida possível. Para os pequenos, dizemos que a beterraba, por exemplo, serve para colorir o arroz e a língua.” Se mesmo assim alguém insiste em não comer, Viviane usa argumentos infalíveis: “menino que come tem força para nadar e lutar”; “menina fica com pele e cabelo mais bonitos”.

ORIENTAÇÕES



A nutricionista Wilma Amorim dá algumas orientações para combater o problema.

SANDUÍCHES
Os feitos com pão árabe, integral, ou bisnaguinha são indicados, pois têm baixo teor de gordura. Para torná-los atrativos, o recheio pode ser queijo, presunto magro ou peito de peru.

SUCOS
No lugar dos refrigerantes, o melhor são os sucos, de preferência naturais. “Se conservados com tampa, não perdem tanto as vitaminas e, assim, podem ser levados para a escola”.

DE JEITO NENHUM
A criança deve consumir alimentos mais naturais possíveis: nada de comidas congeladas, nuggets ou macarrão instantâneo. São alimentos muito gordurosos e esta gordura custa a “queimar”.

Páscoa saudável e divertida
Saiba como garantir a saúde das crianças, controlando o excesso de chocolate, mas sem deixar a festa ficar sem graça

Páscoa é tempo de chocolate, mas todo cuidado é pouco para evitar os males da obesidade infantil. Como as crianças costumam ser presenteadas com vários ovos, que parecem durar o ano todo, é preciso ficar atento: consumo superior a 30g diárias, por um período de 3 a 4 meses, é o suficiente para que a criança já apresente sobrepeso.


Prefira ovos menores, para evitar consumo durante vários meses |preservar a saúde da garotada, a nutricionista Elaine Pádua dá algumas orientações. Em primeiro lugar, aconselha que a família procure dar menos ovos e de menor tamanho às crianças. “O ideal é que sejam ovos de 100 a 150g”, diz. Uma alternativa é, em conjunto com a criança, fazer uma doação dos ovos excedentes. Portanto, o melhor é evitar os produtos que vêm com brinquedos dentro, pois assim os pequenos não vão querer abrir todos ao mesmo tempo para pegar os brindes, mantendo-os intactos para doação.

MOCINHO E VILÃO

O tipo de chocolate mais saudável, diz Elaine, é o amargo. Ele tem mais massa de cacau, que contém polifenol, substância que ajuda a diminuir o mau colesterol. Segundo ela, o branco é o mais nocivo, uma vez que não contém massa de cacau e sim manteiga de cacau. “Tem mais gordura e por isso é mais calórico”, completa.

Apesar de serem feitos de chocolate, os bombons, segundo Elaine, também devem ser evitados. Isto porque o recheio contém gordura trans, que eleva o colesterol.

Dos chocolates diet e light deve-se fugir. Eles são indicados apenas para quem tem diabetes, pois são livres de açúcar. Mas as gorduras estão presentes, e portanto não evitam o ganho de peso. Além disso, os adoçantes são ruins para crianças, pois podem causar déficit de atenção.

A obesidade infantil atingiu o maior índice de todos os tempos. Dependendo da faixa etária, chega a 17% o percentual de crianças obesas no Brasil. Com isso, cada vez mais os pequenos desenvolvem doenças de adulto: colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2.

RECEITAS

Outra opção, diz a nutricionista, é derreter parte dos ovos, para servir aos poucos, dia a dia, com frutas ou receitas saudáveis.

COM FRUTAS
Use o chocolate como calda sobre pedaços de frutas. As fibras delas evitam o pico de glicema (aumento de açúcar no sangue).

MUFFIN DE CHOCOLATE
Ingredientes
1 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de linhaça moída
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de aveia em flocos

Modo de fazer
Bater os ingredientes na batedeira. Untar as forminhas com manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno por 40 minutos a 200°C

Para a cobertura
Derreter o chocolate do ovo excedente (aproximadamente 1 1/2 colher de sopa para cada bolinho).

O Dia

Nenhum comentário: