5.01.2010

Brasileiro de 108 anos vira consultor de nutrição nos Estados Unidos





Bernando La Pallo é filho de um brasileiro com uma americana e deixou ainda criança o Brasil. Ele escreveu dois livros sobre como viver bem e dá palestras sobre alimentação.

Mila Burns
Phoenix, EUA

Qual a fórmula para se ter uma vida longa, com saúde? Talvez um bom conselho venha de quem chegou lá. Nossos repórteres encontraram no Arizona, nos Estados Unidos, um brasileiro de 108 anos. Por causa da boa forma, Bernando La-Pallo virou consultor de nutrição e dá receitas de longevidade.

Filho de um brasileiro e uma americana, seu Bernardo deixou Vitória, no Espírito Santo, ainda criança, pra morar em Nova York.

"Eu me lembro de tudo, desde quando o Titanic afundou até os dias de hoje e olha que ele afundou em 1912", conta.

Ser brasileiro ajudou muito na época em que o racismo era mais forte nos Estados Unidos. Ele lembra de uma vez em que foi proibido de entrar numa praia por ser negro, e acabou conseguindo convencer o policial de que era sulamericano, por isso tinha direito de mergulhar.

“Ele me perguntou, e onde você é? Eu disse: Brasil. Ele disse: onde é isso? Você está me dizendo que não sabe onde é o quinto maior país do mundo? Acho que vou voltar pro meu navio e ele deixou”, relembra.

Hoje seu Bernando é consultor de nutrição. Dá palestras e escreveu dois livros sobre como viver bem.

O principal segredo da longevidade, ele diz que é a alimentação. Que segredo é esse. O que você come?

“Eu vivo à base de frutas, vegetais e suco e algum peixe, não como carne”, fala.

O que você come, eu pergunto. Eu vivo à base de frutas, vegetais e suco. Às vezes como um pouco de peixe. “Carne vermelha, nunca".

O tal suco é uma mistura verde, de maçã, couve e ervas. Tem ainda uma sopa de cevada com cereais. Ele também caminha todos os dias.

"É o exercício mais barato que existe e faz muito bem. Caminhei minha vida inteira, é o exercício mais barato que existe e é bom para você”, avisa.

Seu Bernando diz que nunca teve uma gripe nem precisou tomar remédios.

Creme anti-rugas?

Ele prefere azeite extra-virgem, que esfrega na pele pelo menos duas vezes por dia!

O próximo desafio é voltar a falar português, que ele esqueceu depois de mais de 100 anos morando nos Estados Unidos.

Quando dizem que ele está velho demais pra isso, o bom humor vai embora.

"Bobagem! Ah, isso não é verdade", responde.

G1. com

Nenhum comentário: