7.09.2010

Moda e gravidez

Moda e gravidez: relação complicada?
Quem disse que roupa de gestante é só batinha e vestidão?
As grávidas podem e devem usar o que está na moda
Tanto em cores como em modelos, preservando, sobretudo, seu conforto e bem-estar, a grávida de hoje em dia deve se produzir para sentir-se bonita e atraente, sem deixar que seu bebê fique incomodado. “É importante salientar que não basta comprar roupas em tamanho maior. As roupas para grávidas são produzidas para acomodar a barriga, deixando-a mais confortável”, alerta a especialista em moda Ivany Vilarim.
Algumas peças até acompanham o crescimento do bebê. O segredo está nas fivelas, elásticos e botões que permitem o ajuste à proporção que a barriga aumenta.
Outro truque é o cós de malha, elástico ou cotton lycra nas calças, shorts e bermudas. Isso possibilita que o modelo seja justo, mas não incomode a barriguinha.
Os cortes das blusas também são diferenciados, acompanhando a mudança anatômica da mamãe, com a parte da frente mais comprida do que as costas. “Esse acabamento evita que a barriga fique à mostra, algo que normalmente acontece quando a grávida usa uma blusa convencional”, explica Ivany.
A especialista também dá algumas dicas para as futuras mamães: preserve seu próprio estilo, valorize seu corpo e as suas novas formas desde o início da gestação. Estar grávida não é estar gorda. Abuse nos acessórios como bolsas, lenços, pulseiras, anéis e sapatos, que fazem toda a diferença em uma produção. Mas é importante que haja bom senso para não sobrecarregar o visual.
Na hora das compras, a dica é fazer uma lista e não comprar demais. Calças do tipo pijama, saruel e batinhas, algumas mamães ainda conseguem usar após o nascimento do bebê, mas a maioria das peças ficará esquecida no guarda-roupa. “Comprar o tecido e fazer as roupas com uma costureira também é uma excelente opção. Sendo assim, após a gravidez fica a possibilidade de a profissional reformar a peça, adequando-a à nova forma física da mamãe”, afirma.
Ivany sugere blusas e vestidos com cortes em “U” ou “V”, pois valorizam o colo. “A cintura também é uma região que deve ser valorizada com o uso de faixas, por exemplo.
Lembrando que, no caso das grávidas, a cintura é a região entre a barriguinha e o busto”, esclarece. No quesito cores, as mais indicadas são as sóbrias e lisas, ou até mesmo as estampas, mas de tamanho pequeno. Os tecidos devem ser leves como as malhas e o algodão.
Colaboração Mirela Soane (Brava Comunicação/Marketing)
O calçado merece atenção especial das grávidas. Nesse período, devido ao sobrepeso, a mulher fica mais lenta e com menos equilíbrio. Portanto, além do conforto, deve se considerar a segurança.
Os sapatos altos e com solas escorregadias devem ficar no fundo do armário até o final da gestação. Os mais indicados são aqueles com solas de borracha, sem salto ou com poucos centímetros de altura. “Algumas mamães sofrem com retenção de líquido e com o alargamento das articulações, que deixam os pés muito inchados. Por isso, pode acontecer do número do calçado aumentar”, alerta Ivany.
Contudo, a prioridade é dada aos sapatos confortáveis, largos e que não apertem os pés, como sapatilhas, rasteirinhas e chinelos. Em ocasiões mais formais, pode-se optar por modelos sociais que fiquem presos ao pé, com salto baixo e largo, pois dão mais segurança ao andar.
Jesiane Rocha

Nenhum comentário: