9.05.2010

REABILITAÇÃO ALIMENTAR


Por Juliene Ribeiro
Em primeiro lugar quero deixar claro que tudo o que eu escrever aqui é fruto do meu aprendizado nas aulas da Meta Real (Método Tático de Reabilitação Alimentar) que é a única no Brasil que trabalha com tal método, ok?

FOME FÍSICA – É a fome verdadeira, aquela que você sente com buraco no estômago, leve mau humor ou dor de cabeça. É a sensação de tanque vazio mesmo. E ela acontece quando você já terminou o seu processo digestivo.

INTERVALO DIGESTIVO – É o tempo necessário para que ocorra a digestão completa dos alimentos que foram ingeridos durante a refeição.
Para uma refeição completa, ou seja, contendo os três grupos alimentares, esta digestão se faz após 5 ou 6 horas.
Para uma refeição simples, ou seja, de apenas um grupo alimentar (ou somando-se os reguladores neutros, que são legumes e verduras), este processo digestivo se dá após 2h30m a 3 horas.


PONTO DE SACIEDADE – é quando ficamos satisfeitos verdadeiramente. Isso ocorre exatamente após 20 minutos do início da refeição. É quando o hormônio CCK (colecistocinina) entra em ação sendo enviado ao cérebro para avisar que já houve a satisfação. Comer a partir daí é engordar... pois qualquer coisa a mais será em excesso e portanto depositada onde não queremos.


MASTIGAÇÃO – Deve-se mastigar cerca de 15 a 25 vezes cada bocado de comida, até que esta atinja o ponto de papinha na boca.
A mastigação é importante para que o alimento tenha um maior contato com o suco gástrico e permita maior aproveitamento dos nutrientes e melhor digestão. Lembre-se: o estômago não tem dentes! Além disso, se mastigarmos mais, sentiremos a textura e o sabor dos alimentos e comeremos menos, pois haverá prazer.


EQUILÍBRIO E BALANCEAMENTO – É o que se come e o quanto se come.
O equilíbrio é comer direito, com todos os grupos alimentares. E o balanceamento é comer a quantidade correta, para que não haja exagero de um grupo e falta de outro.


Portanto, para EMAGRECER COMENDO, precisamos prestar atenção em QUANDO COMER (fome física), ATÉ ONDE COMER (o ponto de saciedade), COMO COMER (a mastigação), O QUE COMER (equilíbrio) e QUANTO COMER (balanceamento).

Por que esse método é maravilhoso?
Porque ninguém fala para um magro o que ele pode ou deve comer.
O magro é magro porque ele conhece naturalmente esses segredos do seu corpo e o tem como aliado. É claro que conhecemos muitos magros que comem muita porcaria e permanecem magros, talvez porque nasceram com um metabolismo mais acelerado... mas quando falo de MAGRO, falo do MAGRO AUTÊNTICO, aquele que é chato e seletivo, que é magro de verdade.
Magro também tem vontade de comer uma porção de coisas, mas sabe que se comer em um momento inoportuno se sentirá mal. Então prefere aguardar o momento certo, que é o momento que tem fome.
A partir do momento em que condicionamos nosso corpo a comermos no momento da fome física e respeitando seus limites, teremos liberdade para comer o que quisermos e onde quisermos. Nos livraremos daquela situação de estar em um churrasco e só poder comer salada. Ou então sair para uma pizzaria com os amigos e ficar pensando em quantos pedaços de pizza pode comer, quantas calorias tem cada tipo e etc... Quem vai dizer o que você deve comer e o quanto comer é o seu corpo, que se tornará seu aliado.

Gente, são muitos “truques” para conseguir realizar isso tudo. E por isso as palestras se fazem importantes. Elas é que na verdade nos dão base para seguir a reabilitação alimentar pois, nos dão ferramentas para aprender cada uma das lições. O ciclo completo de aulas é de 52 palestras (uma por semana) no período total de um ano, com temas psicológicos e físicos.
Infelizmente a Meta Real não está presente em todo o Brasil... mas através do site vende um livro que contém um disco alimentar (que faz parte do 1º passo, onde aprende-se todos esses conceitos) e lições que dão subsídios para que a pessoa introduza os alimentos que “acha que adora e que causam descontrole” em um 2º passo chamado “Fazendo as pazes com as coisas de comer”.
Portanto, se você conhece o seu momento de fome e o seu ponto de saciedade, está apto para comer qualquer coisa e em qualquer lugar.
O maior questionamento é em relação ao que os nutricionistas geralmente dizem, que devemos comer a cada 3 horas em pequenas quantidades para não sentirmos fome. É inegável que isto acelera o metabolismo, mas tal prática condiciona a pessoa a ser gorda. Por que? Porque começa-se comendo um pedaço de maçã, tomando um iogurte light e depois passa-se para coisas mais calóricas... Ou seja, a pessoa não sente fome porque não tem o seu corpo como aliado.
Temos aí também o problema da digestão. O corpo faz a digestão de cada grupo separadamente. E se a refeição é completa levará de cinco a seis horas para concluir (até que haja novo buraco no estômago). Então, ao ingerir qualquer coisa extra, o estômago vai parar o processo digestivo e começar tudo de novo... grupo por grupo... e isso causa gases e desconfortos gastrointestinais. É como se você resolvesse acrescentar uma xícara de feijão cru em uma panela de pressão com outra xícara de feijão quase cozido. Ambas as xícaras de feijão não ficarão cozidas ao mesmo tempo, pois estavam em pontos diferentes.

Nenhum comentário: