9.05.2010

VACINA CONTRA DENGUE

Mosquito, vetor de transmissão da Dengue (AP)
Vacina contra dengue é testada em humanos no Brasil
Se os testes saírem conforme o esperado, a vacina protegerá contra todos os tipos da doença e poderá ser comercializada no país

Uma vacina contra os quatro tipos de dengue já está em fase de testes em humanos no Brasil há duas semanas, segundo o infectologista Reynaldo Dietze, diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que coordena o estudo. De acordo com ele, a pesquisa é uma parceria entre a universidade e o Laboratório Sanofi Pasteur, acompanhada pelo Ministério da Saúde.

Os 23 voluntários que já receberam as doses não apresentaram reações adversas. "Acompanhamos todos eles (voluntários) e os 23 que já foram vacinados não tiveram reações", disse ao Jornal da Tarde.

Ao todo, 150 pessoas serão submetidas aos testes em Vitória. Depois disso, a vacina será testada em outras capitais com uma quantidade maior de pessoas. Esse processo deve demorar cerca de um ano e meio.

Dietze explicou que a vacina é feita a partir de um vírus vivo que é modificado geneticamente. "É como se pegássemos o pedaço de um e colocássemos em outro. Isso desliga a patogenicidade do agente e ele não consegue causar a doença." Segundo ele, se os testes saírem conforme o esperado, a vacina servirá contra todos os tipos de dengue e, após a conclusão dos estudos, a comercialização será discutida entre o laboratório e o Ministério da Saúde.

(Agência Estado)

Nenhum comentário: