9.11.2010

Câimbras

Por que sentimos câimbras?
Entenda essa contração muscular que ocorre independentemente da nossa vontade!
Correr, pular, andar de bicicleta, jogar bola... Para realizar tudo isso, você precisa da ajuda de seus músculos. Depois de passar o dia inteiro brincando e se exercitando muito, quem nunca parou de repente e gritou: Câimbra! Câimbra! Câimbra! Essa sensação dolorosa é, na verdade, uma contração muscular que acontece independentemente de nossa vontade. A câimbra não dura por muito tempo e geralmente ocorre à noite. Por que será?

Para entender por que sentimos câimbras, primeiro é preciso saber um pouco mais sobre os nossos músculos e o seu funcionamento. Eles ajudam nos movimentos, na locomoção, sendo formados por células longas e finas chamadas de fibras musculares. Quase todos os músculos do corpo trabalham obedecendo a nossa vontade, mas pode acontecer que algo interfira no seu funcionamento normal e, por um pequeno intervalo de tempo, eles passem a trabalhar por conta própria. Esses movimentos involuntários musculares causam alterações como a câimbra.

As razões pelas quais sentimos câimbras ainda não são muito claras para a medicina. Sabe-se, porém, que elas estão relacionadas com a diminuição, em nosso organismo, dos níveis de minerais como cálcio e magnésio. Por isso, doenças do sistema motor ou infecciosas, como o tétano -- que fazem o doente suar intensamente, a ponto de provocar a desidratação, isto é, a perda de grande quantidade de minerais através do suor --, costumam provocar câimbras.

As câimbras ocorrem, geralmente, durante a noite, após um dia de intensa atividade física. Mas elas podem acontecer também durante o dia, no meio de uma atividade física ou em momentos de relaxamento. A câimbra comum é como um apertão dado de repente, que contrai o músculo causando dor. Ela pode durar de poucos segundos a alguns minutos. As contrações noturnas costumam atacar mais os músculos do tornozelo, do pé e da panturrilha (ou batata da perna, como é mais conhecida).

Existem maneiras de melhorar a dor que sentimos no músculo com câimbra. Experimente massageá-lo e esticá-lo com força, assim a contração cede e você pode respirar aliviado. No entanto, o músculo pode permanecer dolorido e sujeito a outras câimbras. Neste caso, repita o procedimento e agüente firme!

Nenhum comentário: