10.21.2010

Pesquisa indica que crianças não estão lavando bem as mãos

Adultos devem servir de exemplo de higienização correta aos pequenos Rio - Um gesto simples que pode prevenir doenças graves — como pneumonia — está sendo deixado de lado pelos brasileiros. Foi o que revelou a pesquisa ‘Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil’, feita pelo Instituto Ibope. O levantamento mostrou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos.
O estudo ouviu 277 mães de crianças com idades entre 4 e 12 anos. Embora 84% das entrevistadas tenham dito que se deve lavar as mãos antes das refeições, percentual menor (76%) disse cumprir essa recomendação. Além disso, apenas 25% afirmaram assegurar que o filho lava mãos depois de ir ao banheiro.
“No ano passado, as pessoas se preocupavam mais com esse assunto por conta da gripe suína, mas elas voltaram a negligenciar a lavagem das mãos. É fundamental que os pais ensinem a importância do gesto aos filhos para evitar doenças transmitidas por vírus e bactérias”, afirma o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Eduardo Figueiredo.
Segundo o médico, o tempo ideal para higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel varia entre 40 segundos e um minuto. Ele explica que é importante evitar o álcool hidratado — ou álcool de cozinha — por ter concentração alta. O ideal para a higienização de mãos varia entre 40% e 70%.
“Também existe uma maneira certa de lavar as mãos. Não se pode esquecer de limpar entre os dedos, por baixo das unhas e também lavar os pulsos”, ressalta Figueiredo.
Também não adianta ir ao banheiro, lavar as mãos e depois encostar na maçaneta ou na torneira da pia.
“A maioria das pessoas toca nesses objetos com as mãos contaminadas. Use uma toalha de papel para tocá-los depois de lavar as mãos. Carregue álcool gel na bolsa”, ensina o médico.
E não custa lembrar: é imprescindível que se lave as mãos antes de comer, manipular alimentos e tocar boca e olhos, e depois de ir ao banheiro, assoar o nariz e tossir.

Nenhum comentário: